
O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), João Pinho, afirmou nesta sexta-feira (21), que na próxima semana algumas regiões do Estado já vão poder entrar na Onda Verde do Programa Minas Consciente. A informação foi dada durante entrevista coletiva na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas. Segundo Pinho, tudo vai depender da evolução dos dados.
A fase é o último estágio do programa e prevê a reabertura de serviços não essenciais onde o risco de contágio pela doença é considerado maior, como Cinema, clubes, atividades de recreação e lazer e aluguel de vestuário, estúdios de tatuagem e outros. Atualmente nenhuma região do Estado está na Onda Verde.
“A gente colocou uma regra no plano que para se avançar para a Onda Verde, é necessário quatro semanas de Onda Amarela. Quando chegar no fim desses 28 dias e na semana que vem nós poderemos ter isso para algumas regiões, se o indicador for suficiente a gente vai ter algumas regiões que vão poder ir para a Onda Verde e ter algumas outras atividades, como turismo, mesmo que com protocolos restritos” , afirmou .
Apesar do otimismo, o chefe de gabinete lembrou que ainda é preciso ter cautela e nada impede que as regiões também regridam no programa se os dados não forem positivos. “A gente avalia esses dados diariamente no âmbito da secretaria de saúde e semanalmente a gente manda eles para o comitê tomar a sua decisão”, explicou.
Academias
Nesta semana, o governo de Minas incluiu as academias na Onda Amarela do Programa Minas Conciente. Oito regiões que já estavam nessa fase já puderam reabrir esses estabelecimentos. A região Leste, que avança para a Onda Amarela a partir desse sábado (22) também poderá reabrir as academias.
Belo Horizonte não aderiu ao Minas Consciente, portanto a reabertura de academias não vale para a cidade. E, mesmo se seguisse o programa, esses estabelecimentos não estariam autorizados a abrir porque a capital está na onda vermelha de acordo com os índices de coronavírus, já que faz parte da região Central.

Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 24°


