Entre ontem e esta quinta-feira (24) foram registrados 40 novos casos na cidade: 22 mulheres e 18 homens. Assim, Sete Lagoas chega a um acumulado de 2.502 casos positivos desde março, entre eles, 18 hospitalizados, 95 em isolamento domiciliar e 2.344 já recuperados, o que equivale a 93,7% dos contaminados.
Um óbito suspeito de Covid foi registrado ontem. Uma mulher de 91 anos que estava internada no Hospital Municipal. O total de óbitos confirmados em Sete Lagoas desde o início da pandemia continua em 45.
Hospitalizados
No Hospital Municipal há sete internados (três em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 17 internados (em leitos do SUS são seis em enfermaria e seis em UTI) e no Hospital da Unimed são dez pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (dois em UTI). Não há pacientes na UPA.
A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS na cidade é hoje de 19,6%. Entre os 34 internados, 26 já testaram positivo, sendo 18 deles de Sete Lagoas, dois de Paraopeba, e um de Prudente de Morais, Capim Branco, Abaeté, Arcos, e dos estados de São Paulo e Tocantins. Há ainda três pacientes com resultado negativo e cinco esperando resultados de exames.
Estatísticas
A Superintendência de Vigilância Epidemiológica do município apresentou hoje estatísticas atualizadas sobre os óbitos causados por Covid em Sete Lagoas. Entre os óbitos, 89% tinham acima de 60 anos de idade, 67% eram homens e em 99% dos casos, os pacientes tinham alguma comorbidade. Entre as principais doenças associadas, estão cardiopatia (33%), diabetes (16%), problemas pulmonares (8%), renais (7%), câncer (6%), pneumopatia (5%), obesidade (5%), hipotireoidismo (3%), dislipedemia (2%) e parkinson (1%). Lembrando que os casos que evoluíram a óbito podem ter mais de uma comorbidade. Do 45 óbitos confirmados, apenas um não tinha comorbidade.
Já entre os bairros com mais mortes por Covid em Sete Lagoas, estão Progresso e Nossa Senhora das Graças, com cinco casos cada um, e os bairros Nova Cidade, Centro, São Dimas e JK, com dois casos cada. Outros 27 bairros tiveram um óbito cada até o momento.
Minas Consciente
O Programa Minas Consciente, do Governo de Minas, teve nova atualização nesta quarta-feira, 23. O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu que os cursos de educação superior, incluindo graduação e pós-graduação, além de cursos de formação livres, estarão aptos a retornar às atividades presenciais nas regiões inseridas na onda amarela, como é o caso de Sete Lagoas.
As aulas nessas instituições estão autorizadas a partir da publicação do protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), previsto para a próxima semana, com recomendações como distanciamento social e uso de máscaras. Já a educação básica, incluindo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, poderão retornar presencialmente apenas nas regiões incluídas na onda verde do Minas Consciente.
A pandemia ainda não acabou. Combater o coronavírus é dever de todos: ao sair de casa, use máscara. Higienize frequentemente as mãos e mantenha o distanciamento social. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/
Mín. 16° Máx. 26°