Terça, 23 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde IMPACTO

Transplantes de órgãos tem queda de 34% em Minas

Estado sofre impacto da crise sanitária, que reduziu doadores; cerca de 4.500 pessoas estão na fila à espera da cirurgia em território mineiro

30/09/2020 às 10h39
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Foto: Lalo de Almeida/Folhapress
Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

O transplante de rim de Flávia Schayer Dias, 48, para o marido dela, Cristiano Mauro Assis Gomes, 47, na manhã de ontem, devolveu a ele a esperança de dias melhores, após ter sofrido grave intoxicação pela substância dietilenoglicol, presente na cerveja Belorizontina, da fabricante Backer. Mas, para muitos pacientes à espera de um órgão no Brasil, o cenário não é nada otimista. A doação de órgãos e tecidos enfrenta uma crise em função da pandemia do novo coronavírus.

Dados do Ministério da Saúde apontam queda de 37% no número de transplantes – incluídas córneas e medula óssea – entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Em Minas Gerais, a redução até agosto chega a 34,1%. 

O cenário preocupa o diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado. Com uma fila de pacientes à espera de órgãos no Estado que já chega a mais de 4.500 pessoas, conforme dados do início de setembro, o médico explica que Minas Gerais ainda sofre os impactos da crise sanitária. 
"Durante a pandemia, todo doador contaminado ou que teve contato com alguém que contraiu o coronavírus tem que ser excluído. Além disso, durante a quarentena, o número de acidentes e traumas caiu cerca de 45%, o que também provocou redução do número de doadores”, explica Cançado. 

Resistência

Segundo o médico, outro problema observado durante a pandemia foi o aumento do número de famílias que, após a morte de um parente, se recusam a ceder os órgãos do ente querido. Antes do isolamento social, cerca de 30% negavam autorização, taxa que subiu para 40% durante a crise sanitária. Para se ter uma ideia de como o problema impacta a realização de transplantes, Cançado explica que em países como a Espanha o índice de recusa familiar não ultrapassa 15%.

“Só vamos conseguir reverter totalmente esse quadro quando a pandemia acabar. Mas o mais importante é que as pessoas conversem com seus familiares para reduzirmos a taxa de recusa”, concluiu. 

Saiba mais

O diretor do MG Transplantes, Omar Cançado, esclarece que a doação de órgãos só é permitida mediante autorização da família do doador. “Não existe mais aquilo de deixar escrito em um documento. O parente precisa autorizar”, explica.

Até o próximo dia 23, o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, por meio da divulgação de vídeos e peças no rádio e na internet.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h32 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes