O programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, permitirá, a partir deste mês de agosto, que parte dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos gratuitamente por planos de saúde privados. A medida foi anunciada na última segunda-feira (28).
Será permitido que as operadoras de planos privados troquem dívidas com o governo pela prestação de serviços aos usuários da rede pública. Segundo o Ministério da Saúde, o edital com as regras para adesão voluntária pelos planos ao programa será publicado na próxima segunda-feira (4). No dia 11 de agosto, o sistema para as operadoras se cadastrarem será aberto. Depois, o ministério avaliará se o plano segue os critérios necessários. Se aprovado, os serviços serão ofertados ao SUS.
Em entrevista ao jornal “O Globo”, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que “os planos de saúde solicitam participação, o Ministério da Saúde cruza os serviços ofertados com as necessidades apontadas pelos estados e municípios e, depois que as adesões forem aprovadas, começam os atendimentos em áreas em que há carência de atendimento lá na ponta, como oncologia e ginecologia. Com esse reforço dos hospitais privados, menor será o tempo de espera no SUS”.
Mín. 12° Máx. 24°