A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Ministério da Saúde, está com inscrições abertas até 15 de agosto para o curso de especialização em Enfermagem Obstétrica, no âmbito da Rede Alyne. A formação é voltada para enfermeiros com atuação na atenção à saúde das mulheres em serviços vinculados ao SUS, com pelo menos um ano de experiência, e contempla 750 vagas distribuídas em 38 polos de ensino pelo Brasil.
Com carga horária total de 720 horas, o curso será iniciado em 10 de outubro e integra teoria, práticas supervisionadas e atividades em serviço. Seu objetivo é qualificar enfermeiras obstétricas e fortalecer sua inserção nos serviços de saúde, com foco em princípios como equidade, direitos reprodutivos, descentralização e combate às violências estruturais.
Sete Lagoas se destaca na iniciativa como uma das cidades contempladas entre as 13 que compõem a região de saúde atendida pelo Hospital Sofia Feldman (HSF) e pela Escola de Enfermagem da UFMG, responsáveis por 30 vagas disponíveis. A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consiste na análise de currículo (por meio da ferramenta Barema), que vale 70 pontos e ocorrerá de 25 de agosto a 1º de setembro. A segunda etapa, de caráter classificatório, consiste na avaliação da proposta de intervenção na segunda etapa, que vale 30 pontos e será realizada nos dias 9 e 16 de setembro.
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, com avaliação de currículo e análise de proposta de intervenção. Os resultados serão divulgados no dia 30 de setembro, com matrículas previstas para os dias 1º a 3 de outubro. O edital detalha todas as informações sobre o curso, incluindo critérios de inscrição e cronograma.
Da Redação com informações de UFMG
Mín. 12° Máx. 24°