A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta terça-feira (6), por um simples motivo: a universidade abriu inscrições para voluntários dispostos a participar da terceira fase de testes de uma das vacinas candidatas contra a Covid-19. Moradores do estado se empolgaram com a possibilidade de serem um dos primeiros do país a se imunizar contra o novo coronavírus.
A vacina que será testada é da empresa Johnson & Johnson, conhecida como Ad26.COV2.S, e os testes recrutam voluntários com idade acima de 18 anos de qualquer área de atuação. As possibilidades são maiores do que as oferecidas pelos testes da candidata à vacina desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, também testada pela UFMG, que recruta profissionais de saúde que atuem diretamente no cuidado de pacientes infectados pela Covid-19.
As inscrições para os novos testes podem ser feitas por meio deste link. As pessoas que tiverem interesse em se qualificar para um estudo de vacina experimental contra a Covid-19 devem responder um questionário com perguntas como idade, cidade onde mora, em que área trabalha, se tem alguma doença, entre outros fatores.
Os voluntários selecionados participarão do estudo por meio de sete visitas presenciais: uma no dia da vacinação; e, depois, com 1 mês; 2 meses; 6 meses; 1 ano; 1 ano e meio; e 2 anos após a vacinação. O voluntário deve confirmar que tem a disponibilidade de comparecer ao Hospital das Clínicas da UFMG, onde será feita a aplicação da vacina.
Mín. 16° Máx. 24°