Quinta, 25 de Abril de 2024
20°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Esportes Basta!

Gesto em Paris é marco histórico que a luta antirracista no futebol precisava

Reposta dos jogadores pode ser o sinal de que a sensação de impunidade que sempre marcou a sequência dos jogos não mais será tolerada

09/12/2020 às 14h32
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Super.FC
Compartilhe:

Nos estádios, o vazio das arquibancadas. Mas nem mesmo o silêncio das multidões é capaz de evitar que absurdos aconteçam. A última barreira foi transposta, justamente por um profissional que deveria ser uma das representações máximas da lisura e igualdade. O instrumento apaziguador e mediador que dessa vez supostamente não o foi. Tudo aconteceu a partir dos 13 minutos do primeiro tempo de PSG e Instanbul Ba?ak?ehir, pela última rodada da fase de grupos da Champions League. 

O lateral brasileiro Rafael, do time turco, foi advertido com o amarelo. No banco, membros da comissão técnica do Instanbul reclamaram da advertência aplicada, dentre eles o ex-jogador camaronês Pierre Webó. Em meio a confusão, o quarto árbitro do duelo, o romeno Sebastian Coltescu, chamou o juiz principal Ovidiu Hategan e pediu a expulsão de Webó. No contato com o companheiro de apito, Coltescu teria proferido a seguinte ofensa racista captada pela transmissão: "Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim". 

Na mesma hora, Webó se indignou com a declaração, cobrou explicações e acabou expulso de campo. Os jogadores do Ba?ak?ehir foram até o juiz principal e atentaram para a ofensa racista, seguidos também por Neymar e Mbappé, estrelas do PSG. Era bastante comum que em casos assim, o jogo fosse retomado sem maiores desdobramentos. Não dessa vez. Os jogadores deixaram o campo de jogo em uma decisão histórica para o futebol. A partida só será retomada, exatamente aos 13 minutos, hoje, às 14h55, no Parque dos Príncipes, em Paris. 

O caso será investigado pela Uefa. Mas pode ser o marco que faltava para a luta antirracista no futebol. O sentimento de impunidade sempre era corroborado com a justificativa da sequência do jogo. Nunca existiu uma unidade no sentido de abandonar o campo. E as penalizações, sempre brandas, silenciavam a luta dos jogadores negros. O recado dado em Paris é de que atos assim não serão mais tolerados. O racismo é uma ferida escancarada na sociedade, em qualquer âmbito, das relações pessoais ao esporte.

Precisa ser combatido com a firmeza necessária. E mesmo que as instituições abrandem penas, os jogadores têm o dever de darem a resposta, como protagonistas do jogo que lhe cercam. Só assim, o espetáculo será respeitado e a igualdade será preservada. Não existe espaço para o racismo nas quatro linhas. E como o futebol sempre reflete a vida, acima de tudo, não existe espaço para o racismo em nenhum lugar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h08 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes