Quinta, 04 de Março de 2021
31 99616-7463
Cultura Teatro

‘Preqaria Cia de Teatro’ realiza oficinas gratuitas na programação da Temporada

Garanta já a sua vaga!

14/12/2020 16h33
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Preqaria Cia de Teatro
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Com o desejo de fomentar a cultura em Sete Lagoas, em março de 2009, a Preqaria Cia de Teatro inaugurou a Escola Livre de Teatro no SESC-MG, onde permaneceu até 2013.

De 2013 a 2017 esteve no saudoso “Templo 8” na Praça Tiradentes, e à partir de 2018, teve sua sede própria, o Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria, que tem como mantenedora a Cimento Nacional. E também conta com a CCB Contabilidade, Panificadora Galdina e Churrascaria Três Marias como empresas parceiras e amigas do teatro.

Nestes 11 anos de trabalho em Sete Lagoas, a Escola Livre já formou vários atores e atrizes que hoje atuam em vários grupos teatrais da cidade, inclusive na própria Preqaria.

Continua depois da publicidade

Além da Escola Livre, a Preqaria também realiza a Temporada de Teatro de Sete Lagoas, desde 2014. Este ano, será executada através da Lei Aldir Blanc do Município de Sete Lagoas, conforme Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. E para abrir a Temporada, a Preqaria vai oferecer do dia 15/12 ao dia 17/12, 3 oficinas gratuitas, que serão realizadas online.

As inscrições podem ser feitas pelo email: [email protected]ou pelo WhatsApp da Preqaria: (31) 9 9723-9953.

Conheça as oficinas e faça já a sua inscrição.

Continua depois da publicidade

 

Interpretação teatral

De 15 á 17 de dezembro, das 8h ás 10h

Público alvo: a partir de 12 anos

A oficina irá abordar a criação e interpretação teatral na construção de um personagem, descobrindo possibilidades expressivas na linguagem teatral, trabalhando desinibição, sensibilização, improvisos, o uso da voz e do corpo.

A oficina será ministrada por Izabela Oliveira, que é formada em Comunicação Social em 2011. Começou sua história no teatro aos 17 anos, em 2007. Criou o Grupo Drama de Teatro em 2012 e em 2014 fizeram a primeira viagem internacional para apresentar em uma comunidade em Valparaíso, no Chile. Profissionalizou em 2014, quando formou na Escola Livre de Teatro da Preqaria. Desde então é professora de Teatro pela Escola Livre e no projeto Arte Concreta, todos pela Preqaria, onde também atua como atriz, diretora, iluminadora, produtora.Seus principais trabalhos foram: O primo Basílio (Grupo Drama),Mutema e outras histórias (Grupo Drama), A princesa Gaia (Preqaria Cia de Teatro), Lady Macbeth (Grupo Drama), Amor (Preqaria Cia de Teatro),Tartufo's 80 (Preqaria Cia de Teatro)

 

As faces do belo: arte, cultura e história

De 15 á 17 de dezembro, das 14h ás 15h40

O curso tem o objetivo de instrumentalizar os alunos para as noções e conceitos relativos às concepções do belo em diversos períodos históricos. A abordagem cultural da arte é essencialmente histórica e sua reflexão implica na definição das ideias de cultura no Ocidente. A iconografia como descrição da representação visual de símbolos e imagens, desconsiderando seu valor estético, torna-se ferramenta fundamental para os estudantes de todas as artes. A sociologia e a filosofia da arte também oferecem possibilidades de análise e modos de olhar que complementam as análises estéticas e iconográficas. Procura-se, portanto, recuperar o repertório da história da arte como meio de obtenção de subsídios para pensar, compreender e perceber os objetos artísticos. Nesse sentido, a partir das remissões históricas, o curso possibilita a percepção das peculiaridades da cultura e história da arte no tempo e no espaço.

A oficina será ministrada Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz é Mestre e Doutor em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ppghis-ufrj). É professor da PUC-Minas em Belo Horizonte e da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas. Desenvolve diversos projetos no campo da história social da cultura e mantém o trabalho de escritor de artigos científicos em livros e periódicos da área de história e ciências afins. Também publica críticas de revistas em quadrinhos na coluna Sobre Quadrinhos do site sobrelivros.com.br 

 

Oficina: corpo e voz na construção do personagem

Nos dias 15 e 17, das 18h ás 20h

No dia 16, das 14h ás 16h

Público alvo: a partir dos 14 anos

A oficina trará atividades que promovem o desenvolvimento vocal do indivíduo, trabalhando exercícios de vocalizes e de corpo para a construção do personagem.

A oficina será ministrada por Piera Rodrigues, formada pelos cursos livres de iniciação e aprofundamento em teatro na Escola Livre de Teatro da Preqaria, entre os anos de 2010 e 2015.Atriz da Preqaria Cia de Teatro. Professora de corpo e interpretação do projeto "Arte Concreta" desde 2015. Professora de voz, corpo e interpretação da Escola Livre de Artes de Sete Lagoas. Assistente de produção da Temporada de Teatro de Sete Lagoas. Curadora e assistente de produção do Curta Teatro - Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas. Capoeirista graduada pela Associação Cultural e Social de Capoeira Bambaras desde 2001.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.