Sexta, 29 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Estupro

Jovem usava app para atrair e estuprar adolescentes

Vítimas acreditavam que iriam trabalhar como babás e eram violentadas

15/01/2021 às 15h19
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

Um jovem de 20 anos foi preso nessa quinta-feira (14) após usar um aplicativo de contratação de serviços de babá para estuprar adolescentes em Belo Horizonte. Ao menos duas jovens – uma de 15 e uma de 18 anos – caíram no golpe e foram estupradas. A Polícia Civil não descarta a possibilidade de ele ter feito outras vítimas que ainda não denunciaram. O homem, que era casado e tinha dois filhos, enganava as meninas e as levava até uma mata no Taquaril, na região Leste da capital, onde praticava a violência e as abandonava depois.

Os dois crimes aconteceram em dias de domingo, ao fim da tarde – o primeiro no dia 12 de dezembro e o segundo no último dia 3. “Ele contatava a vítima através de um aplicativo de babá, acionava o serviço dela e a conversa depois se dava através do WhatsApp. Ele combinava todos os detalhes e chamava um carro através de um aplicativo de transporte e buscava essa vítima onde ela estava pra levá-la até a casa onde ela ia trabalhar”, explicou a delegada responsável pelo caso, Isabella Franca.

Quando a vítima já estava no carro a caminho do local onde achava que iria trabalhar, ele enviava uma nova mensagem falando que um primo iria de carona para entregar um objeto. O primo era, na verdade, o próprio rapaz, que pedia para as vítimas descerem com ele antes do destino final, sob argumento de que o carro não chegava até o local. Então, ele as levava até a mata onde cometia os crimes.

Outras vítimas

O local escolhido pelo rapaz para levar as vítimas fica a poucos minutos de distância da casa dele. “A gente perguntou o motivo, ele fala que é uma região que ele já conhecia. Ambos os crimes foram domingo, no mesmo horário, no final do dia. Ele fala que é uma região que ele sabia que, nesse horário, era erma”, conta o delegado Sérgio Andrade. Ainda segundo ele, o jovem argumentou que, inicialmente, não pretendia usar o aplicativo para cometer crimes.

“Ele diz que se cadastrou nesse aplicativo primeiramente com a desculpa de utilizá-lo como a finalidade dele mesmo, para contratar uma babá para as filhas. Só que ele nunca fez isso”, afirma Sérgio. Por causa do crime, o que era uma tentativa de conseguir uma renda extra acabou se transformando em um pesadelo permanente para duas meninas que mal começaram a vida. “São meninas jovens, que estavam na expectativa de trabalhar e aí acontece uma coisa dessas. Elas estão muito abaladas”, lamenta a delegada Isabella.

Até o momento, apenas as jovens de 15 e 18 anos foram identificadas, mas a polícia não descarta a possibilidade de outras meninas terem caído no golpe. “Ele possivelmente praticaria outros crimes caso não fosse preso e a gente sabe que o crime de estupro é um crime que tem uma subnotificação alta. Podem existir outras meninas que foram violentadas por ele mas que ainda não procuraram a polícia para fazer uma ocorrência”, pontua a delegada. Para essas meninas, o pedido é que procurem denunciar (veja no fim da matéria uma lista de ferramentas que podem ajudar).

‘Não conseguia controlar’

O rapaz foi preso em casa, na manhã de ontem (14). Questionado pela polícia sobre o que o havia levado a cometer os crimes, ele respondeu que “não sabia explicar”. “Ele fala que não sabe explicar o motivo, que vinha na cabeça dele e ele não conseguia se controlar”, conta a delegada Isabella. As autoridades responsáveis pelo caso também explicam que, até então, ele não foi diagnosticado com nenhum transtorno mental e tinha consciência do que estava fazendo.

Mesmo assim, o jovem não se responsabiliza. Ele confessou ter cometido – e filmado – os crimes em duas ocasiões diferentes, mas reforçou que não houve motivação. “Ele fala que não consegue explicar, porque é uma pessoa bem aparentada, que conseguiria ficar com outras meninas de forma consensual, mas praticou isso sem saber explicar o motivo. Ele fala: ‘Vem na minha cabeça e eu não consigo segurar'”, lembra a delegada.

Como se não bastasse, ele ainda deu detalhes explícitos dos estupros – que o BHAZ optou por omitir como forma de preservar as vítimas – em uma tentativa de argumentar que não teria feito “nada demais”. “[Ele fala] como se não tivesse feito qualquer tipo de maldade, diz que foi educado. Ele entende que não foi nada errado”, afirma Isabella. O jovem está preso temporariamente. Se condenado, ele pode pegar de 14 a 22 anos de prisão pelos estupros das duas jovens.

Denuncie

Apesar de repugnantes, os casos de violência sexual em BH infelizmente não são raros. E além do abuso sofrido, muitas das vítimas – seja por medo, vergonha, falta de amparo e de informação – ainda não conseguem denunciar e precisam conviver com impunidade de seus agressores. É justamente para tentar mudar esse cenário que as autoridades alertam para a importância de denunciar.

A delegada que investiga o caso lembra que a Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher – localizada na avenida Barbacena, 288 – bairro Ouro Preto – funciona 24 horas por dia para receber denúncias. Isabella deixa ainda outro alerta. “É importante ressaltar a importância de procurar os hospitais de referência quando a pessoa sofre essa violência”, diz.

Isabella explica que, apesar de ser uma atitude muito difícil, caso a vítima consiga procurar um hospital, ela consegue se fortalecer juridicamente para responsabilizar o agressor. “Ali além de fazer profilaxia, tomar os antivirais, os coquetéis, ela ainda vai fazer a coleta do material genético, que é uma prova que não tem como contestar. Se existe material genético, é porque de fato foi aquele agressor”, pontua.

Onde conseguir ajuda?

Caso você seja vítima de qualquer tipo de violência de gênero ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia:

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher: av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190
Casa de Referência Tina Martins: r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221
Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher): r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171
Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher: r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380
Aplicativo MG Mulher: Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O app permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.

Seja qual for o dispositivo mais acessível, as autoridades reforçam o recado: peça ajuda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes