Quinta, 04 de Março de 2021
31 99616-7463
Economia Imposto

Novo imposto sobre Uber e iFood pode criar fundo para motoristas

20/01/2021 10h16
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Tecmundo
Novo imposto sobre Uber e iFood pode criar fundo para motoristas

A criação de um novo imposto sobre as receitas de empresas de transporte e entrega para a criação de um fundo para "arcar com os riscos dos motoristas autônomos que prestam esses serviços". Esse é um resumo de um projeto de lei que pretende taxar essas companhias em troca de um fundo de apoio aos trabalhadores.

A proposta é do deputado Delegado Pablo (PSL/AM) e foi apresentada inicialmente em julho de 2020, mas só a partir do final do ano passado começou a tramitar na Coordenação de Comissões Permanentes (CCP) da Câmara dos Deputados.

Após o fim do recesso, ela agora será analisada por comissões especializadas e, caso aprovada, ainda deve passar por discussões no Senado e a aprovação do presidente.

Continua depois da publicidade

O que diz o projeto

Segundo o deputado, as companhias como Uber99 e iFood trazem benefícios à sociedade, mas deixam ao prestador de serviços — motoristas e entregadores — toda a responsabilidade por riscos que a atividade proporciona. Os riscos de trabalho durante a pandemia da covid-19 não são os únicos fatores levados em conta, mas teriam aumentado a urgência de proposta do projeto.

A ideia é coletar uma nova taxa, que totaliza 3% das receita das operações intermediadas e é recolhida na primeira quinzena de cada mês, para criar o Fundo de Suporte a Condutores Rodoviários Autônomos (FSCRA). Esse grupo será formado por "representantes do governo federal e da entidade nacional responsável por representar as empresas do setor" e um conselho fiscal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.