A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) informou nesta quarta-feira (27) que, atualmente, 55 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 estão sendo investigados pela Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde.
Saiba quais são os municípios e quantos pacientes com essa suspeita têm cada um:
Almenara: 1
Belo Horizonte: 20
Betim: 1
Cataguases: 1
Contagem: 4
Curvelo: 1
Itabira: 2
Itaúna: 1
Juiz de Fora: 1
Leopoldina: 1
Manhuaçu: 1
Mariana: 1
Montes Claros: 3
Muriaé: 1
Passos: 1
Patrocínio: 1
Pouso Alegre: 2
Ribeirão das Neves: 2
Santana de Pirapama: 1
Ubá: 3
Uberlândia: 2
Varginha: 1
Em investigação: 3
A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, informou que um possível caso de reinfecção do coronavírus foi registrado nessa terça-feira (26) no município. Trata-se de um paciente de 44 anos, que testou positivo para a doença em julho de 2020 e recebeu novo diagnóstico esta semana.
Além dele, uma mulher, também de 44 anos, que já teve testagem positiva para a Covid-19 em 2020, em setembro do mesmo ano realizou um teste de detecção de antígeno que novamente deu positivo para a doença. No entanto, o caso não entra nas estatísticas.
“Como ela fez um teste que não é o RT-PCR, não tem como fazer análise do DNA do vírus. Por isso não tem como o caso ser investigado pela Funed”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel. Não foi confirmado se esse caso suspeito da cidade está no balanço da SES acima.
Segundo a pasta, durante a pandemia, foram notificados 110 casos suspeitos, dos quais dois foram descartados e 53 considerados inconclusivos devido à falta de dados que permitissem a investigação. Ainda não há casos confirmados de reinfecção no Estado.
Para ser comprovada a reinfecção, é necessário realizar o sequenciamento genético da primeira e segunda amostras positivas. As duas amostras positivas para exame de Biologia Molecular (RT-PCR) são encaminhadas à Funed, que faz o sequenciamento genético para avaliar se o vírus da primeira infecção é diferente do da segunda infecção.
Até o momento, foram confirmados cinco casos de reinfecção no Brasil. O primeiro foi constatado no dia 10 de dezembro, no Rio Grande do Norte.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


