O Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar os gastos realizados pelas Forças Armadas com alimentos e bebidas. A Corte que assessora o Congresso acatou representação feita por deputados do PSB, a partir de levantamento realizado pela própria legenda no Painel de Preços do Ministério da Economia. A pesquisa identificou uma série de compras de itens nobres, como picanha e cervejas especiais, com preços acima dos praticados pelo mercado.
"Os Comandos das Forças Armadas iniciaram e concluíram processos de compras de 80.016 unidades de cerveja e de 714.700 quilos de carne bovina do tipo picanha, itens que, associados, revelam falta de zelo e responsabilidade com o dinheiro público", diz a representação dos parlamentares.
Reportagem publicada em fevereiro pelo Estadão mostrou que o cardápio de itens de luxo consumidos pelas Forças Armadas é mais amplo. Os dados oficiais revelam que o consumo também incluiu, no ano passado, milhares de quilos de lombo de bacalhau, garrafas de uísque 12 anos e de conhaque.
O deputado Elias Vaz de Andrade (PSB-GO), um dos autores da representação, disse que a decisão do TCU "é o reconhecimento de que há realmente irregularidades graves" nesses processos de compra.
'Diferença'
O Ministério da Defesa nega irregularidades e afirma que "existe sempre uma significativa diferença entre processos de licitação e a compra efetivamente realizada, cuja efetiva aquisição é concretizada conforme a real necessidade da administração". "É imprescindível que se faça essa segmentação adequada, quando se faz a totalização dos valores."

VIOLÊNCIA Minas Gerais contabiliza 32 feminicídios nos dois primeiros meses de 2026
INHAÚMA Banco Master possui 136 imóveis avaliados em mais de R$ 31 milhões em condomínios de luxo em Inhaúma
NOVOS RADARES BR-381 terá instalação de quase 70 novos radares a partir desta semana; confira os pontos
FOLGA Abril terá feriado prolongado de quatro dias; veja quando será
MUDANÇA DE ESTAÇÃO Clima em Minas muda com chegada do outono; veja o que esperar da estação
MERCADO FARMACÊUTICO Patente do Ozempic expira nesta sexta-feira; veja quando o preço deve cair
CAMINHONEIROS Caminhoneiros recuam de paralisação e mantêm negociações com o governo
GREVE NACIONAL Caminhoneiros ameaçam iniciar greve nacional nesta quinta-feira (19) contra alta do diesel e valor do frete
POLÊMICA Ratinho passa a ser investigado após declarações sobre Erika Hilton e mulheres trans Mín. 18° Máx. 27°


