No dia 17 de fevereiro último, conforme publicado pelo Site Mega Cidade, uma indústria de peças de ferro foi multada em R$ 33.764,11 por poluição atmosférica, sonora e perturbação da vizinhança, na manhã desta quarta-feira (17), na Avenida Minas Gerais, Barreiro em Sete Lagoas.
Na ocasião, policiais foram até a empresa “Super Comércio e Indústria de Peças de Ferro Eireli”, para fiscalização. O local funciona como atividade de depósito e beneficiamento de resíduos siderúrgicos, como sucatas provenientes de ferro gusa, escória e terra com alto percentual de ferro. Tais materiais passam por um processo de separação magnética e peneiramento, para a comercialização.
Devido à irregularidade mencionada, além da multa, foi determinada para a empresa, a suspensão da atividade de beneficiamento de resíduos siderúrgicos e captação de água, através de poço tubular até a regularização junto ao órgão ambiental competente.
Em funcionamento
Contudo, a empresa “Super Comércio e Indústria de Peças de Ferro Eireli”. Na manhã desta sexta-feira (9 de abril), uma moradora da Rua Matipó no Barreiro filmaram o trânsito de caminhões e a poluição causada pelas atividades.
Um outro morador conta que a comunidade vem tentando interromper as atividades da referida empresa, desde o ano passado (2020), em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, órgãos de fiscalização, sem obter resultado. “Há também as siderúrgicas e as outras peneiras de minério que necessitam de intervenção!”, explica.
Mín. 15° Máx. 26°