Sexta, 07 de Maio de 2021
31 99616-7463
Política Reunião Ordinária

Pauta aprovada com textos encerrando tramitação após Reunião Extraordinária

04/05/2021 15h25
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Foi movimentada a Reunião Ordinária desta terça-feira, 04, na Câmara Municipal. Na comunicação pessoal dos parlamentares os assuntos abordados foram diversificados. Alguns aproveitaram a proximidade, próximo domingo, para parabenizar as mães pelo dia. Muito abalada pela perda, nesta terça-feira (04), do amigo Francisco Guimarães Moreira Filho, o Criolo, o último tropeiro vivo que viajou com Guimarães Rosa, Carol Canabrava (Avante) pouco conseguiu se manifestar.

Na pauta de votações foi feito um esforço, com a realização de Sessão Extraordinária, para votar e aprovar os textos. Duas emendas (Modificativa e Aditiva) do vereador Ivson Gomes (Cidadania) foram rejeitadas. Os Projetos de Lei Complementar (PLC) 5 e 9 e o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 172/2021, do Executivo, encerraram a tramitação com votos favoráveis, também, na Extraordinária.

A pauta completa que foi votada pode ser acessada pelo link que segue. Abaixo você acompanha o que foi destacado pelos vereadores na comunicação pessoal.    

Continua depois da publicidade

Ivan Luiz (Patri): Elencar um assunto que é a vacinação, sobre a segunda dose. Hoje deveriam estar vacinadas pessoas com a primeira dose em abril, mas as vacinas não vieram. O Butantan não deu conta de produzir as vacinas acordadas com o Governo Federal. Quero deixar claro que vacina não tem validade. Foi se proposto que se vacinasse de 24 a 28 dias, mas as vacinas não vieram, mas chegarão. Todos serão vacinados, não se preocupem.

José de Deus (REP): Estamos na onda vermelha e com isso conseguimos abrir nosso comércio, mas não podemos relaxar, não podemos deixar de observar todos os protocolos de segurança. A segurança de todos está nas mãos de cada um de nós. Quer falar sobre agricultura familiar que é um tipo de agricultura realizada em pequenas áreas. Nossas hortas comunitárias estão um pouco esquecidas. Gostaria de ver esse programa mais desenvolvido.  

Janderson Avelar (MDB): Entramos em Maio, mês das mães, que Maria nos proteja, principalmente todas as mulheres e trabalhadores. Que possa interceder pela cura da Covid. Quer falar sobre o Requerimento 2057/2021 que trata da redução do duodécimo que se encontra no setor jurídico. Gostaria da análise profunda.  

Continua depois da publicidade

Roney do Aproximar (PSL): Não deixamos de trabalhar, minha equipe trabalhou ininterruptamente durante a onda roxa. Sobre o Padre Teodoro as obras da prefeitura estão a todo vapor. Como vereador eleito somos 17 pais de um filho (Executivo) e sobre o trabalho e os pedidos feitos não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação. Não precisa me agradecer por nada é minha obrigação.

Eraldo da Saúde (Patri): Queria antecipar e parabenizar todas as mães. E gostaria de falar sobre um pedido, solicitação de recurso junto ao deputado federal Dr. Frederico na área da saúde. Temos essa solicitação do deputado que foi positiva no valor de R$ 507 mil na área da saúde.  

Junior Sousa (MDB): Estive no Padre Teodoro e as obras estão ficando muito boas. Queria falar sobre o cadastro dos profissionais da saúde para se vacinarem. Na comissão de saúde o secretário informou que não tem data para vacinação dos profissionais da saúde que foram cadastrados pela prefeitura. Maio é mês das mães e também de conscientização no trânsito.  

Sílvia Regina (PSC): Parabenizar todas as mães e falar da importância de ser mãe. Ser mãe é bom demais, por mais trabalho que os filhos deem. Ser mãe é uma benção. Parabéns a todas as mães de Sete Lagoas. E parabenizar a Codesel porque a cidade está cada dia mais limpa e bonita. Parabenizar a todos os trabalhadores.

Heloísa Frois (Cidadania): Referência em nossa cidade, quero me solidarizar com a família pela morte do Júlio Moreira, empreendedor da área de contabilidade. Quero falar que algumas cidades estão usando o capacete elmo que é usado nas UTIs. Algumas empresas da cidade estão disponíveis e se colocaram à disposição para adquirir e fornecer aos hospitais da cidade.

Gilson Liboreiro (SD): Grande irresponsabilidade do Governo Federal esse atraso no repasse das vacinas. Não é culpa dos estados nem do município. Ainda bem que a CPI da Covid está aí para apurar tudo isso. Na próxima terça-feira, às 15h, teremos uma reunião importante da Comissão de Saúde para tratar da reabilitação pós Covid-19. Precisamos de um centro de reabilitação.

Ivson Gomes (Cidadania): Falar um pouco da fome e da miséria. Não posso, em momento nenhum, me desfazer e falar do desemprego porque a fome e a miséria têm reinado. Protocolamos um Projeto de Resolução que é a criação da Frente Parlamentar de Combate a Fome para debater e ajudar a população para que a mão pesada da pandemia seja amenizada. Vamos estudar a questão da fome e levar propostas concretas para a erradicação desse mal.

Caio Valace (Pode): Foi interrompido o convênio para que os servidores municipais possam fazer a contratação de crédito consignado. Protocolei um Requerimento para o Executivo informar sobre a previsão da volta do serviço para a contratação do consignado. Precisamos trabalhar para a Câmara e Prefeitura fazerem a sua coleta seletiva.

Carol Canabrava (Avante): Quero falar aqui do falecimento do sr. Criolo, do socorro Frambé. Um dos tropeiros que fez a viagem com Guimaraes Rosa pelo sertão de Minas. Sou muito amiga da família e fui surpreendida com essa notícia hoje.   

Pr. Alcides (PP): De antemão gostaria de abraçar a todas as mães. Protocolamos na Casa um pedido para que a vacinação solidária seja extensiva para que as pessoas possam doar ração para seus animais de estimação. Porque as mesmas famílias carentes de alimentação para si têm também seus animais de estimação.        

https://sapl.setelagoas.mg.leg.br/sessao/pauta-sessao/591/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.