Na Reunião Ordinária da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (15), em sua comunicação pessoal, o vereador Ivan Luiz falou da situação dos venezuelanos que segundo ele, chegaram a Sete Lagoas, porque o prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto encheu uma Van e os deixou em Sete Lagoas, “tratando-os como se fosse coisas”.
E completou: “Põe as coisas dentro da Van e manda para Sete Lagoas. Olha, fica aqui o meu repúdio ao prefeito de Montes Claros! É muito simples encher uma Van de venezuelanos e qualquer outra pessoa de vulnerabilidade social e mandar para outro lugar. Que coisa feito, prefeito! Mas vamos acolhê-los e a cidade já os acolheram. Vamos tentar minimizar o sofrimento não só deles, mas de cada um dos cidadãos que aqui estão.”
Na última quarta-feira (9), o Site Mega Cidade havia publicado matéria mostrando a situação dos venezuelanos que chegaram a serem presos na Avenida Norte-Sul, bairro Boa Vista, por utilizar adolescentes e crianças para pedir esmolas nas ruas de Sete Lagoas.
Na ocasião, todos estavam hospedados na “Pensão Diamantina”, onde acompanhados pelo Conselho Tutelar, apresentaram os documentos das adolescentes e crianças.
O proprietário da pensão teria dito que inicialmente apenas alugou os quartos para alguns venezuelanos e que posteriormente começaram a chegar mais. Segundo ele, já até pediu para que eles saíssem da pensão, mas não foi atendido, sendo que apenas fornece a hospedagem e não alimentos. Disse ainda que quem realizava o pagamento das diárias eram os próprios venezuelanos.
Após pegar os documentos dos envolvidos policiais foram até o posto castelo para a confecção do registro, tendo as crianças e adolescentes deslocadas com o Conselho Tutelar até a Rua João XXIII, bairro Boa Vista e em seguida retornaram até o Posto Castelo e depois para a delegacia de Polícia de plantão.
Mín. 12° Máx. 24°