As buscas por “Lázaro” que entram no 13º dia lembram o famoso caso dos irmãos Orlando e Sebastião Patrício da Costa, conhecidos como “Irmãos Piriás”, ocorrido na região de Sete Lagoas, ocorrido em 1978.
Em uma postagem em seu perfil do Instagram, “Geraldinho Caldo da Lua” lembra os trechos do policial reformado José Wagner Batista que viveu esta história:
" ...tratavam-se de dois irmãos, tinham um aspecto meio abobalhado, e andavam praticando pequenos furtos na comunidade. Os mesmos viviam nos campos e conheciam bastante a região entre Matozinhos e Sete Lagoas, como a palma da mão, pois viviam e escondiam em várias grutas da região. Caçavam passarinhos e conheciam também os pântanos da região... .
Mas com o passar dos dias, tudo que ocorria de furto na região era atribuídos aos mesmos. Aí passaram a deixar a população alarmadas contra os mesmos. Aí a Polícia Militar sob o comando do, já falecido MAJOR IVO, passaram a perseguir os mesmos através de rondas diarias pelas regiões Não contavam com a perícia de tais irmãos que eram otimos atiradores. Nestas buscas alguns militares perderam a vida. Certo dia, chegou na Delegacia um Sgto da PM de Sete Lagoas, conhecido como pintadinho, pois trazia umas pintas no rosto. Então lhe perguntei o que o trazia a Matozinhos tendo o mesmo me dito: que iria atràs dos Piriås e os trariam vivos ou mortos. Então lhe disse: Sgto se eu fosse o Sr. não iria... Dentro de dois dias o mesmo retornou, mas sem vida. Os mesmos naquele tempo eram notícias em toda a mídia da época....
.Os mesmos pegavam muitas caronas dos trens cargueiros que passavam pelos trilhos da RFF.
Foram mortos em Beltrão, região próxima a Lassance, pelos PM Rômulo Aguiar e José Teotônio.
Muitos dividiam opiniões sobre eles entre serem heróis justiceiros e bandidos que deveriam ser mortos. Sua história tomou uma dimens?o que virou filme e lenda onde muitos acreditam que eles não morreram, apesar das fotos que mostram seus corpos crivados de bala e foram encaminhados para HNSG para autópsias.”
Buscas por Lázaro
As buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de matar família de quatro pessoas em Ceilândia (DF), entraram no 13º dia seguido nesta segunda-feira (21), com a denúncia pela manhã de uma moradora que viu um homem parecido passar por uma propriedade rural e mancando de uma perna. Policiais e bombeiros com cães farejadores acompanham a mulher para verificar a área.
Segundo a moradora, a família acordou nesta madrugada com latidos dos cachorros, no bairro Águas Bonitas, em Águas Lindas de Goiás. No quintal, eles viram um homem com uma mochila nas costas e mancando, a uma distância aproximada de 20 metros, o que pareceu suspeito.
A chácara da família fica no limite entre Águas Lindas e Cocalzinho, regiões onde Lázaro Barbosa se esconde, de acordo com a polícia.
Equipes procuram o fugitivo com helicópteros, cães farejadores e drones, além das estratégias de inteligência traçadas pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO).
O órgão criou um disque-denúncia para reforçar as buscas pelo criminoso. Quem tiver informações relevantes pode encaminhar para o telefone (61) 9 9839-5284.
A força-tarefa usa ainda barreiras em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. Três aeronaves ajudam levando policiais da base de concentração para a região de mata fechada, onde também estão sobrevoando.
Lázaro Barbosa — Foto: Reprodução
Cinco cães farejadores estão dando apoio a 270 policiais que trabalham na operação, entre eles, a cadela Cristal, que ajudou nas buscas em Brumadinho.
· 9 de junho de 2021: Lázaro invadiu uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde matou a tiros e a facadas um casal e dois filhos.
· 9 de junho de 2021: Roubou uma chácara em Ceilândia após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele.
· 12 de junho de 2021: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás logo em seguida. Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados a hospitais da região, sendo que dois estavam em estado grave até a terça-feira (15).
· 13 de junho de 2021: Furtou um carro e o abandonou na BR-070 após avistar uma barreira policial, dando sequência à fuga para uma mata.
14 de junho de 2021: Caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após ele falar que ia entrar na casa (veja o vídeo abaixo). Chacareiro relatou que ele fugiu depois de ser atingido.
Mín. 12° Máx. 26°