Sábado, 17 de Maio de 2025
25°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Polícia Assédio

Médico esfrega pênis em paciente durante falso exame e é indiciado

Durante as investigações, mais uma vítima relatou assédio no consultório

23/06/2021 às 09h48
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

Um médico ortopedista foi indiciado pelo crime de violação sexual mediante fraude, após a Polícia Civil do Estado de Goiás finalizar as investigações do caso. O episódio aconteceu durante uma consulta, no dia 31 de maio, na cidade de Iporá, interior de Goiás.

De acordo com a polícia, o ortopedista, a pretexto de realizar um exame físico nas costas da paciente, pediu para que ela ficasse de costas para ele e levasse as duas mãos para trás. Em seguida, o médico colocou seu pênis ereto para fora da calça e o esfregou na vítima. A paciente se virou e viu o médico exibindo seu genital, então começou a gritar por socorro e foi rapidamente atendida por médicos e enfermeiras do hospital.

No mesmo dia, a prática do crime foi comunicada à direção e a vítima registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia, dando início às investigações. Segundo o delegado Igor Moreira, uma enfermeira contou a ele que já foi assediada sexualmente de forma semelhante pelo mesmo médico, que, sem seu consentimento, exibiu o pênis ereto e tentou praticar sexo com ela em seu consultório.

A autoridade policial indiciou o suspeito por violação sexual mediante fraude. No artigo 215, o Código Penal especifica a característica do crime e a pena para o transgressor: “Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima. Pena: reclusão, de 2 a 6 anos”.

Além do indiciamento, a polícia pleiteou a suspensão temporária do exercício da medicina, e está aguardando decisão judicial. O Conselho Regional de Medicina de Goiás foi comunicado para instaurar processo disciplinar por infração ético-profissional.

Identificação de outras vítimas

Ainda segundo o delegado Igor Moreira, o médico Otacílio Rodrigues de Barros Neto é ortopedista. Já trabalhou no Hospital Municipal de Iporá e atualmente atende no Hospital São Paulo e em outras cidades do interior.

A divulgação do nome do investigado segue o previsto nos artigos 8º e 11, caput e parágrafo único, da Portaria n.º 212/2019 do Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, conforme redação dada pela Portaria Normativa n.º 02/2020 – SEAA/DAG/DGA/DGPC, no sentido de que “a divulgação da imagem, nome ou alcunha de indiciado ou investigado prevista no caput deste artigo deve estar amparada no interesse público ou da investigação”.

A autoridade policial explica que, nesse caso, o objetivo é identificar outras possíveis vítimas do autor. O delegado orienta a qualquer mulher que tenha sido vítima de atos semelhantes praticados pelo profissional para que procure a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Iporá, pessoalmente (Avenida Pio XII, 791, Centro), ou por telefone (64) 3603-7428.

Onde conseguir ajuda em BH?

Caso você seja vítima ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia:

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher: av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190

Casa de Referência Tina Martins: r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221

Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher): r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171

Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher: r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380

Ponto de Acolhimento e Orientação à Mulher em Situação de Violência: avenida dos Andradas, 3.100, no Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Aplicativo MG Mulher: Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O app permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.

Seja qual for o dispositivo mais acessível, as autoridades reforçam o recado: peça ajuda.

Com Polícia Civil de Goiás

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 14h08 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 26°

Dom 25°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Ter 26°C 12°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio