Terça, 23 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Política SUCESSÃO

Lula lidera em todos os cenários para a eleição presidencial

Na espontânea, petista e presidente empatam dentro da margem de erro, e indecisos são maioria. Num segundo turno, Jair Bolsonaro só venceria Pacheco e Tasso Jereissati

07/07/2021 às 16h23 Atualizada em 07/07/2021 às 16h29
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida eleitoral de 2022 mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa em todos os cenários testados. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo lugar também em todos os cenários. 

Em um primeiro cenário, Lula aparece com 43% das intenções de voto, Bolsonaro, com 28%, Ciro Gomes (PDT), com 10%, e João Doria (PSDB), com 7%. Outros 3% disseram que não vão votar e 8% não souberam ou não responderam.

Em um cenário com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), Lula tem 44%, Bolsonaro, 29%, Ciro mantém os 10%, e Mandetta aparece com 6%. O número dos entrevistados que não iriam votar ou que não souberam ou não responderam permaneceu o mesmo.

Em um terceiro cenário, Lula mantém 44%, enquanto Bolsonaro aparece com 28%. Ciro sobe para 11%, e Eduardo Leite (PSDB) registra 4%. Nesse caso, 3% disseram que não vão votar, enquanto 9% não souberam ou não quiseram responder (confira todos os cenários no infográfico ao lado).

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, há um empate técnico entre Lula e Bolsonaro. Nesse caso, o ex-presidente tem a intenção de votos de 21%, enquanto o atual presidente é indicado por 18%. Ciro Gomes foi citado por 1%, enquanto os demais candidatos citados somaram 1%. Ainda na espontânea, 57% se disseram indecisos, e outros 3% afirmaram que pretendiam votar branco ou nulo ou nem ir votar.

O levantamento também simula a disputa no segundo turno entre Bolsonaro e todos os postulantes citados nos cenários de primeiro turno. Em uma eventual disputa entre Lula e o presidente, o petista venceria com 54% dos votos, contra 33% de Bolsonaro. O chefe do Executivo também perderia em um eventual segundo turno com Ciro Gomes, no qual o pedetista teria 44% dos votos, contra 36% de Bolsonaro. 

O presidente aparece tecnicamente empatado com João Doria, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite. Ele venceria Rodrigo Pacheco e Tasso Jereissati nos cenários testados.

A Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas nas 27 Unidades da Federação entre os dias 1° e 4 de julho, de forma presencial. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 

Levantamento corrobora dados do Datafolha e Ipec

Apesar de levantamentos diferentes não poderem ser comparados, o resultado da pesquisa Genial/Quaest corrobora pesquisas recentes realizadas por Datafolha e Ipec, instituto recém-criado por ex-executivos do Ibope.

Em 25 de junho, o Ipec mostrou que Lula venceria a eleição para a Presidência da República em 1º turno. No levantamento, ele alcançou 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro apareceu com 23%, Ciro Gomes, com 7%, Doria, com 5%, e Mandetta, com 3%. Votos brancos e nulos representaram 10%, e 3% não sabem em quem votar ou não responderam.

Já o último Datafolha, divulgado em 12 de maio, Lula tinha 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Em seguida apareceram o ex-juiz Sergio Moro, com 7%, Ciro, com 6%, Luciano Huck, com 4%, Doria, com 3%, e, empatados com 2%, Luiz Henrique Mandetta e João Amoêdo (Novo). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h32 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes