Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Polícia Operação policial

Polícia cumpre 22 mandados em investigação de fraude em licitações de Jequitibá

Polícia cumpriu mandados nos municípios de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Santana de Pirapama e na própria Jequitibá

14/07/2021 às 08h20
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (13) em uma operação que investiga fraude em contratos firmados por meio de licitação realizada pela Prefeitura de Jequitibá, na região Central de Minas Gerais. 

Segundo o delegado Sérgio Paranhos, responsável pela investigação, a operação Cariniana Legalis apreendeu documentos contábeis, CPU´s, dispositivos eletrônicos e seus respectivos armazenamentos nos municípios de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Santana de Pirapama e na própria Jequitibá.

Ainda segundo o delegado Paranhos, todos os processos licitatórios envolvem um mesmo grupo econômico que atua em diversos setores e todos os contratos investigados foram firmados com a prefeitura de Jequitibá. “(O que tem em comum em todos os casos) é que é o mesmo grupo econômico que participa das licitações", disse.

Paranhos afirmou também que as investigações apontam para, entre outras coisas, objeto superfaturado e os prejuízos aos cofres públicos podem ser superiores a R$ 1 milhão. “É mais de milhão, com certeza, mas o valor exato ainda não sei informar”.

Entretanto, o delegado não precisou de quando são essas licitações, mas assegurou que seriam de gestões passadas. “Todos (os contratos são) com o poder público da Prefeitura de Jequitibá, mas não da gestão atual. São de gestões passadas”, explicou.

O delegado Sérgio Paranhos acrescentou ainda que o inquérito foi instaurado em maio do ano passado e, desde então, as investigações vêm se aprofundando. Agora, com o material apreendido, a expectativa é concluir o inquérito o mais rapidamente possível. “Agora vamos fazer a análise de todo o material para concluir o inquérito e remeter à Justiça”, disse.

Procurado, o atual prefeito Luiz Carlos Pinheiro, conhecido como Luiz da Ambulância (PSDB) não atendeu. Já o ex-prefeito por duas gestões (2012 e 2016) e atual secretário de governo, Humberto Fernando Campelo Reis (PSD) disse que soube da operação, mas afirmou que nenhum mandado foi cumprido na prefeitura. 

Disse ainda que não sabe quais licitações ou se seriam de sua gestão, mas disse estar tranquilo quanto "a seus atos como gestor". "Foi uma surpresa para todo mundo essa denúncia e espero que sejam apurados os fatos e a realidade colocada à vista de todos. Acho que a polícia tem que investigar de fato se houver alguma denúncia e estou tranquilo quanto aos meus atos como gestor", disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes