Na primeira Reunião Ordinária em formato presencial da atual legislatura, nesta terça-feira (03), os vereadores não encontraram dificuldades para aprovar a pauta com 17 itens. Ocupando os espaços previamente delimitados por placas de acrílico, os parlamentares se dividiram no plenário obedecendo o critério de ordem alfabética. Janderson Avelar (MDB) e Caio Valace (Pode) lembraram que a última vez em que subiram na tribuna foi para fazer o juramento na posse.
O presidente do Poder Legislativo, Pr. Alcides (PP), reforçou sobre os protocolos de segurança e lembrou que o momento de pandemia ainda exige cuidados. Por isso em cada estação de trabalho está disponibilizado um frasco com álcool para os parlamentares manterem a higienização das mãos sempre em dia.
Apenas um texto inserido na pauta não foi votado. O Projeto de Resolução (PRE) 7/2021 foi retirado a pedido do autor, Gilson Liboreiro (SD), que pretende enrobustecer a matéria antes de nova apresentação. A pauta completa da sessão pode ser acessada pelo link que segue.
A seguir você acompanha o que os parlamentares destacaram na comunicação pessoal.
José de Deus (REP): Começamos mais um semestre e com a ajuda de Deus podemos fazer o melhor semestre de nossas vidas. No primeiro semestre trabalhamos arduamente para atender aos anseios da população. Acertamos, erramos e apreendemos muito do mundo político. Visitamos casa por casa no Orozimbo Macedo, Belo Vale, Jardim dos Pequis e Verde Vale. Enviamos as demandas para o Executivo na tentativa de amenizar a situação dos moradores.
Roney do Aproximar (PSL): Estive na UBS do Nossa Senhora das Graças e em 30 dias será entregue uma grande estrutura de saúde. Estamos acompanhando e fiscalizando as obras. Quero falar do Castramóvel que é uma emenda do presidente Pr Alcides e Projeto de Lei de Ismael Soares e a prefeitura está no bairro Alvorada atendendo aquela população. É de grande valia esse trabalho. Parabéns a prefeitura que vem trabalhando.
Ivan Luiz (Patri): Iniciamos hoje fazendo alusão ao rapaz, senhor, amigo, pai, proprietário de uma loja de decoração de festas, na Rua Goiás. Se chama Mateus Borba, do Mundo Mágico. O Mateus foi classificado em um reality show em primeiro lugar no estado, vai representar Minas Gerais nesse reality show que será transmitido para todo o Brasil. Vai levar o nome de Minas para todo o Brasil. Boa sorte ao Mateus.
Eraldo da Saúde (Patri): Gostaria de parabenizar o Dr. Frederico que está nos ajudando com uma emenda de R$ 507 mil. Não vamos parar por aqui. Vamos trabalhar para trazer mais ajuda para Sete Lagoas. Gostaria de mandar um abraço para os bairros Itapuã I e II.
Ismael Soares (PSD): Com a benção de Deus estamos aqui hoje, devemos ainda seguir as normas sanitárias e, em breve, estaremos com esse plenário recebendo a população. Quero parabenizar a Patrícia do CCZ e os envolvidos no mutirão de limpeza que está atacando toda a cidade. Na semana passada foi no bairro Manoa. Parabenizar também pelo Castramóvel no Itapuã foram aproximadamente 200 castrações e hoje começa no Alvorada e naquela região toda.
Caio Valace (Pode): Venho para registrar a passagem de um grande cidadão que participou ativamente do folclore da nossa cidade que é o José Secreto que teve seu passamento ontem. Homem simples, mas na sua singularidade deixou um legado grande para o folclore de nossa cidade. Quero deixar com o presidente a cópia do Pix que passei para as entidades em decorrência do reajuste do meu subsídio. Essa decisão tomei antes da votação em plenário. No acumulado de janeiro a julho foram R$ 2,4 mil repassei para Vila Vicentina, APAE e ASCOMCIDE.
Janderson Avelar (MDB): Aqui (Tribuna) foi onde juramos que iríamos fazer políticas públicas de qualidade, estou feliz por estar aqui hoje, junto de amigos que defendo todos. Parabenizar a Faculdade Promove pelo vestibular solidário e cursos para jovens do Dona Sílvia. Parabenizar o pessoal da Amoredes. Eu, como engenheiro elétrico, vou participar da capacitação nos cursos e ensinar várias técnicas aos jovens.
Junior Sousa (MDB): A gente tem que destacar o Agosto Lilás porque as mulheres sofrem muito pela violência doméstica a muito tempo, e não só violência doméstica como tantas outras. Teve o caso do DJ Ivis que está preso por conta da repercussão, mas, infelizmente, não acontece com todos. Que esse mês represente a conscientização dessa importância ação pelo fim da violência contra a mulher.
Rodrigo Braga (PV): Durante o recesso tive a oportunidade de visitar municípios e conhecer políticas públicas voltadas para o social em outros municípios. Visitei famílias em periferia a fim de humanizar o meu processo político. Busco a cada dia mais humanizar o meu processo e me humanizar enquanto pessoa. Me lembro de quatro anos atrás como fui recebido, lembro da acolhida pelo Pr. Alcides e tenho gratidão por isso. Percebi nessas visitas a necessidade dos projetos sociais na vida do ser humano.
Ivson Gomes (Cidadania): Quero falar sobre o concurso público da Câmara Municipal que há mais de 20 anos não acontece. Em março protocolei um Requerimento pedindo a votação do plano de cargos e salários. No dia 2 de junho tive uma reunião com o promotor Renato Bretz e falou que um dia antes tinha ajuizado ação, entre outras coisas, solicitando o concurso público. A Câmara foi notificada dia 21 de junho.
Carol Canabrava (Avante): Recebi o ofício 263 sobre o arquivamento da CPI. É lamentável receber a resposta de um trabalho que a gente se propôs a fazer. Só quatro vereadores têm dúvidas sobre a prestação de contas da saúde sobre o recurso para a Covid, foram três prestações de contas. A CPI nada mais é do que o primordial sobre o nosso trabalho que é de fiscalizar. Fico lamentando uma situação como essa.
Heloisa Frois (Cidadania): Mês de agosto é muito importante, de conscientização ao combate a violência doméstica, está exacerbadamente grande nesse momento de pandemia. Temos que voltar os olhares a essas pessoas que não tem onde pedir ajuda. A delegada da mulher da cidade recebeu, pela sétima vez, uma senhora que sofre com agressões. Ela respondeu: quem vai me dar o que comer? Temos que atentar para essas causas urgentes.
Pr. Alcides (PP): Está publicada e faremos realizar uma Audiência Pública on line, híbrida porque os parlamentares poderão estar no Plenário, dia 11 de agosto, às 14h30 relacionada a revitalização da Lagoa Paulino. Inclusive, autoridades ambientais vão participar. Quanto ao concurso público cumprimento o vereador Ivson e, na realidade, comungo com vossa excelência relacionado isso. Queremos dizer que o mérito não será seu, mas de toda esta Casa. Esta gestão tem como objetivo primeiro o concurso público.
https://sapl.setelagoas.mg.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


