Um garoto, de 7 anos, morreu de meningoencefalite amebiana primária, após ser infectado por uma ameba comedora de cérebro extremamente rara, enquanto nadava em um lago no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A criança, que morreu no último dia 7, vivia no condado de Tehama. As informações são da rede de notícias norte-americana CBS.
O garoto chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu. A família criou uma campanha de crowdfunding para ajudar nos custos do tratamento e do funeral da criança.
A infecção
O parasita responsável pela infecção do menino é chamado de Naegleria fowleri. Ele geralmente infecta pessoas quando a água contaminada entra em seu corpo pelo nariz, segundo informações dos Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
A infecção ocorre, normalmente, quando as pessoas nadam em locais de água doce e quente, como lagos e rios. Em casos raros, é possível que a infecção aconteça em piscinas, caso a água não seja tratada adequadamente com cloro, e entre em contato com o nariz.
O Centro de Controle e Prevenção de Doença dos EUA, ressalta que não é possível se infectar ao beber água contaminada com o parasita. A infecção acontece apenas quando a água contaminada entra em contato com o nariz.
Rara
De acordo com as autoridades locais, foram registrados, desde 1971, apenas 10 casos de infeção com o parasita Naegleria fowleri na Califórnia.

Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos Mín. 19° Máx. 30°


