O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (13) que o banco vai reduzir a taxa de juros para financiamento imobiliário. Os detalhes, segundo ele, serão informados na quinta-feira (16).
"A Caixa vai reduzir os juros. Não tá aumentando a Selic? Então, a Caixa Econômica Federal, com um lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria. Mas isso fica para quinta-feira", afirmou durante cerimônia, no Palácio do Planalto, para lançamento do programa habitacional voltado a profissionais da segurança pública.
Atualmente, a carteira de crédito habitacional da Caixa soma um volume R$ 528,9 bilhões, o que representa 67,3% de todo o financiamento imobiliário concedido no país.
A Caixa oferece quatro modalidades de financiamento habitacional. Algumas delas têm seus juros corrigidos por taxas variáveis, que são influenciadas pela taxa básica de juros, a Selic.
O anúncio de redução dos juros de financiamento da casa própria pela Caixa ocorre em meio a expectativa de aumento da taxa Selic. Atualmente definida em 5,25% ao ano, as projeções do mercado financeiro indicam que ela encerrará o ano de 2021 em 8% ao ano.
Quando o Banco Central aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Quando a Selic é reduzida, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

SETE LAGOAS Sete Lagoas é escolhida para fabricar novos blindados do Exército
LICENCIAMENTO 2026 Licenciamento em MG: prazo para pagar taxa termina nesta terça (31)
MELHORES PREÇOS Confira os 10 postos com os menores preços de gasolina e etanol em Sete Lagoas
IMPOSTO DE RENDA Imposto de Renda 2026: quase 136 mil declarações são enviadas à Receita na primeira hora do prazo
IPTU 2026 IPTU 2026 em Sete Lagoas terá desconto para pagamento à vista e opção de parcelamento
CONSEQUÊNCIAS Preço do petróleo supera US$ 115 após ataques a instalações de energia no Oriente Médio Mín. 18° Máx. 28°


