O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apareceu isolado em sua tradicional live, nessa quinta-feira (23). O chefe do Executivo e sua comitiva precisaram se isolar após Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, testar positivo para a Covid-19 na volta de Nova York. O presidente disse que sugeriu tratamento precoce para o titular da pasta. Em outro momento, sobre a crise elétrica, falou para os brasileiros tomarem banho frio para economizar energia.
“É muito difícil evitar isso daí [a Covid-19]. Eu levei a notícia para ele. Falei: ‘Queiroga, você foi vacinado? Nunca vi você sem máscara. Lamento informar, você está infectado. Você vai adotar o protocolo Mandetta e ficar aguardando sentir falta de ar para buscar socorro ou vai tomar uma providência?”, iniciou o presidente em referência a tratamentos sem eficácia comprovada.
O político voltou a defender tratamentos já comprovadamente sem eficiência, e defendeu a autonomia dos médicos. Contudo, ele não informou se o chefe da pasta da Saúde aceitou seu conselho ou não.
“Eu tomei aqui um negócio, se eu falar o que foi vai cair a live. Se eu quiser tomar coca cola ruim do estômago é problema meu, não tenho que dar satisfação. É preciso buscar alternativas e quem vai decidir isso é o médico”, seguiu o chefe do Executivo.
Sobre a crise elétrica, Bolsonaro fez um apelo aos brasileiros. “Faço um pedido para você agora: se tem uma luz acesa na sua casa, por favor, apague. Nós estamos vivendo a maior crise hidrológica dos últimos 90 anos. Se você puder apagar uma luz, apague. Se você puder desligar o ar condicionado, mas se não puder passe de 20° para 24° que gasta menos energia”.
Ele também mostrou formas que encontrou para economizar. “Aqui, além de apagar as luzes, também desliguei o aquecedor da piscina. Eu tô com 66 anos e tenho uns problemas de fraturas e outros problemas de saúde que vão aparecendo e geralmente eu pego elevador para subir porque aqui são três andares”.
“Quando tem que descer, mesmo se o elevador está aberto aqui na frente, eu desço pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio, ajude a gente. Quanto menos mexer no elevador, mais economia de energia nós temos”, continuou.
O presidente ainda sugeriu que os cidadãos parem de tomar banhos quentes, para economizar energia. “Tomar banho é bom, mas se puder tomar frio é muito mais saudável, ajude o Brasil”.
Mín. 13° Máx. 26°