A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, emitiu alerta sobre a doença do vírus de Marburg (MVD), pertencente à mesma família do vírus do Ebola. O informe, publicado em 2 de outubro, é direcionado aos agentes de saúde do município.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em surtos anteriores, a doença, altamente transmissível, apresentou taxa de letalidade de até 88%.
Sintomas
O MVD está associado a febre alta, dor de cabeça severa e mal-estar grave. Dores musculares são uma característica comum. Diarreia severa, dor abdominal e cólicas, náuseas e vômitos também podem ocorrer após alguns dias.
"O aparecimento de pacientes nesta fase foi descrito como semelhantes a “fantasmas”, olhos profundos, rostos sem expressão e letargia extrema. Muitos pacientes desenvolvem manifestações hemorrágicas graves den- tro de 7 dias, e os casos fatais geralmente tem sangramento, muitas vezes de múltiplas áreas", afirma o comunicado.
Transmissão
O vírus é transmitido aos humanos por meio exposição prolongada a minas ou cavernas habitadas por colônias de morcegos. Infectado, um indivíduo pode se espalhar por transmissão humano-humano, por meio do contato direto (pele ou mucosas) com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas, e com superfícies e materiais (roupas de cama, roupas) contaminados com esses fluidos ou animais selvagens (macacos e morcegos frugívoros).

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


