O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu à cervejaria Heineken uma liminar permitindo a empresa retomar as obras de construção da nova fábrica em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de BH. A construção havia sido embargada no mês passado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio ) por risco de danos ao sítio arqueológico onde foi localizado o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas.
A liminar foi deferida pela 12ª vara cível, federal e agrária da seção judiciária de Minas Gerais após mandado de segurança impetrado pela cervejaria. De acordo com a liminar, a competência administrativa para licenciamento de atividades que interferem no meio ambiente pertence aos Estados e municípios, já o ICM-Bio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, portanto um órgão do governo federal que não poderia barrar a obra.
O instituto ainda não se manifestou sobre a decisão. A cervejaria afirmou que a liminar é positiva para o esclarecimento jurídico da situação, mas que não vai retomar as atividades neste momento por entender que é preciso buscar uma coesão com os envolvidos neste caso.
A previsão de investimento da cervejaria na fábrica de Pedro Leopoldo é de R$ 1,8 bilhão. O empreendimento deve gerar 350 empregos diretos.

SETE LAGOAS Sete Lagoas é escolhida para fabricar novos blindados do Exército
LICENCIAMENTO 2026 Licenciamento em MG: prazo para pagar taxa termina nesta terça (31)
MELHORES PREÇOS Confira os 10 postos com os menores preços de gasolina e etanol em Sete Lagoas
IMPOSTO DE RENDA Imposto de Renda 2026: quase 136 mil declarações são enviadas à Receita na primeira hora do prazo
IPTU 2026 IPTU 2026 em Sete Lagoas terá desconto para pagamento à vista e opção de parcelamento
CONSEQUÊNCIAS Preço do petróleo supera US$ 115 após ataques a instalações de energia no Oriente Médio Mín. 18° Máx. 28°


