Sexta, 19 de Abril de 2024
19°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Cidades Zoológico

Elefante Beré, de espécie ameaçada de extinção, morre no zoológico de BH

Animal era um dos mais antigos do zoológico e estava em tratamento desde junho

15/10/2021 às 11h46 Atualizada em 15/10/2021 às 11h50
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

O Zoológico Municipal de Belo Horizonte perdeu hoje (14) uma das suas figuras mais ilustres: a elefante fêmea Beré. O animal, que tinha 46 anos de idade, estava em tratamento veterinário desde junho em função de problemas uterinos e pulmonares. Na tarde desta quinta, ela acabou falecendo em decorrência de uma infecção generalizada.

Beré era um dos animais mais velhos do zoológico. Por meio de nota, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte lamentou a perda. “Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento de Beré, elefante fêmea, no Jardim Zoológico de Belo Horizonte”, anunciou a fundação, em nota.

“Ela passou por inúmeros exames clínicos, laboratoriais, de ultrassonografia e endoscopia uterina. Infelizmente, apesar de todos os cuidados e condutas terapêuticas, ela não respondeu ao tratamento e veio a óbito nesta quinta”, diz o comunicado.

Espécie ameaçada de extinção

Beré era integrante da fauna africana e chegou em Belo Horizonte, com apenas dois anos, em 1977. Desde então, ela teve duas gestações bem sucedidas, nas quais deu vida à fêmea Axé, que permanece em BH, e ao macho Chocolate, que foi encaminhado ao Zoológico de Brasília. 

Os elefantes africanos estão ameaçados de extinção e o zoológico de Belo Horizonte é a única instituição brasileira que já reproduziu essa espécie. Com o falecimento de Beré, permanecem no local o casal Jamba e Axé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes