Os ingressos para o 35º Festival da Jabuticaba de Sabará, que ocorre na região metropolitana de Belo Horizonte, já estão disponíveis para retirada na plataforma Sympla. Neste ano, o tradicional evento terá limitação do público por conta da pandemia. As entradas são gratuitas, e a programação do festival cultural e gastronômico ocorre entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro.
Sabará é considerada a “terra da jabuticaba”, e ganhou o festival no ano de 1987, idealizado pela prefeitura do município. As empresas locais e os moradores mantém parceria com o Executivo Municipal para realizar o evento.
No festival, acontecem a produção e venda de jabuticabas e dos derivados da fruta, além da inserção dos produtos como ingrediente na gastronomia de Sabará. Na cidade, existe uma lei de incentivo que oferece descontos nos impostos territoriais a quem cultiva uma jabuticabeira em casa.
Conforme dito pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves, a ampliação do período do festival irá democratizar a participação dos visitantes, moradores de Sabará e comerciantes da cidade.
“Acredito que, com mais esta edição, vamos fortalecer e impulsionar ainda mais o festival, que tem sido um instrumento para o desenvolvimento econômico e social de toda a cadeia produtiva em caráter permanente, durante todos os dias do ano”, disse André.
A programação do festival conta com Festins – pequenos eventos que serão promovidos em pousadas, hotéis, bares e restaurantes da cidade; feiras com a comercialização da gastronomia sabarense, muda de jabuticaba, a fruta e seus produtos derivados como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos.
Ademais, haverá a realização do “Cozinha Show”, com pratos preparados na hora por renomados chefs; concursos gastronômicos – “Melhor Prato, Geleia, Licor e Produto Inovação”; apresentações culturais; Empório Asprodejas; entre outras atrações.
O festival também contará com o Projeto “Cozinha Solidária”, em que um renomado chef é convidado a preparar uma alimentação com derivados da jabuticaba para um grupo de pessoas em vulnerabilidade social – selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Mín. 13° Máx. 26°