Quem quiser passear pela capital a partir de agora tem mais um motivo para estar com o cartão de vacinação em dia. É que para garantir a segurança dos visitantes, a partir deste final de semana, mais 15 parques municipais de BH vão exigir a vacinação contra a Febre Amarela. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) lembra que o imunizante é disponibilizado durante todo o ano nos Centros de Saúde da capital.
“Em alguns espaços, a imunização já era exigida e, com o fim dos agendamentos para as visitas, estamos estendendo a outros nos quais é possível esse controle. É uma ação preventiva e que contribuirá para a conscientização da população sobre a importância da vacinação”, explica o presidente da FPMZB (Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica), Sérgio Augusto Domingues.
Agora, para passear nos parques, o visitante deve ter sido vacinado há pelo menos 10 dias. No caso do Aggeo Pio Sobrinho e do Jacques Cousteau, onde foi encontrado um macaco nas proximidades, o cartão de vacinação deverá ser apresentado.
Nos demais parques, caso o visitante não esteja com o comprovante, bastará preencher um termo que afirme já estar imunizado contra a doença. Vale ressaltar que menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados, não poderão visitar os locais. Confira os demais parques que exigirão vacinação:
Devem se imunizar contra a Febre Amarela crianças ao completarem nove meses de vida e, aos quatro anos, é necessária a aplicação de uma dose de reforço.
Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, também devem tomar uma dose. Já aquelas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem reforçar a imunização.
Com PBH
Mín. ° Máx. °