Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Oficinas gratuitas

Polo UAB da Fumep e CAED/UFMG divulgam selecionados para oficinas gratuitas de tecnologias digitais

18/11/2021 às 14h31
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:

Foi pulicado nesta quarta-feira, 17, o resultado da seleção para as oficinas do projeto Virtualidades do programa Aproxime-se. A qualificação é oferecida pelo Centro de Apoio à Educação à Distância da UFMG por meio de parceria com o Polo de Apoio Presencial UAB Sete Lagoas da Fumep/Escola Técnica. As oficinas serão entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro no CEAD Virtual (https://www.ufmg.br/ead/aproximese/), onde também está a lista com os nomes dos classificados

O Virtualidades objetiva instrumentalizar os envolvidos no uso dos diferentes recursos digitais disponíveis na internet, como o uso de bibliotecas, softwares e museus virtuais, por meio de cursos, oficinas e palestras. Nesta edição, serão oferecidas três oficinas elaboradas pela assessoria pedagógica do CAED/UFMG:

- Objetos Digitais de Aprendizagem com Power Point (programa digital para produção de apresentações); 
- Objetos Digitais de Aprendizagem com Canva (programa digital para produção de conteúdos visuais);
- Objetos Digitais de Aprendizagem com Audacity (programa digital para produção de conteúdos de áudio). 

Em cada oficina será abordado o uso das tecnologias em sala de aula, os conceitos básicos dos Objetos Digitais de Aprendizagem e o conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos), o que é e como produzir um REA com o recurso tecnológico focalizado.

Segundo o presidente da Fumep, Cláudio Nacif Caramelo, o objetivo é ajudar o professor a refletir sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula e a aprender a utilizar o recurso com mais eficiência. "Cada oficina foi pensada a partir da metodologia da gamificação e está organizada em um pequeno percurso, composto por etapas de conteúdos e atividades. O êxito em uma etapa desbloqueará a etapa seguinte. O desafio final será produzir um objeto digital de aprendizagem utilizando o recurso focalizado", explica.

As oficinas serão ofertadas de maneira simultânea, terão duração de duas semanas e carga horária de 10 horas. A pontuação mínima para certificação é de 60 pontos e a produção do recurso é quesito obrigatório. Cada oficina disponibilizou 50 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. Cada selecionado receberá um e-mail com instruções para o primeiro acesso ao sistema.

LISTA CLASSIFICADOS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes