Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Casarão

Reforma do Casarão Nhô Quin Drummond é iniciada em Sete Lagoas

16/12/2021 às 13h43
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:

Depois de um minucioso processo licitatório, que envolveu análises de especialistas em restauração e aprovações do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico, tiveram início na última semana as obras de restauração do Casarão Nhô Quin Drummond, localizado na Praça Tiradentes, centro de Sete Lagoas. 

De acordo com o objeto do contrato realizado com a RM Cultural, empresa especialista em patrimônio cultural e turístico vencedora da licitação, o serviço de restauração e cobertura do prédio se faz necessário porque o Centro Cultural Nhô-Quin Drummond se encontra "com vários pontos de infiltração, o forro de esteira danificado pela umidade, devendo ser imunizado o madeiramento da cobertura e ajustes no portão de acesso lateral, que está desnivelado".
 
Já estão sendo montadas as torres de andaimes para o acesso vertical da cobertura para retirada e reassentamento das telhas e da manta de proteção. "As telhas serão retiradas de forma gradual e por etapa, de forma que não sofram impactos para que não sejam danificadas. Essas telhas serão limpas com escovas de cerdas de nylon, caso seja necessário, e posteriormente serão reassentadas na cobertura. No desenvolvimento dos trabalhos, se necessário, serão instaladas lonas plásticas mais reforçadas para proteger o prédio das chuvas", detalha o diretor de Controle Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, Marcos Torres.

Também será instalada uma manta de sub cobertura em fibra de vidro, com cunhas de ventilação, para a proteção do telhado. Para instalação dessa manta será executada uma nova camada de ripas para manter a distância entre a manta e o plano das telhas, mantendo assim a temperatura e a acústica do local. Após o telhamento, será feito o emboçamento nas fiadas do beiral e da cumeeira. Além disso, todo o madeiramento da cobertura, forros e estrutura autoportante do prédio serão imunizados com produto específico para madeira, evitando assim a contaminação por insetos xilófagos que prejudicam a estrutura de madeira.

Outros serviços incluem ainda a substituição de todo o forro de esteira e dos painéis danificados, a recuperação de fissuras e trincas nas alvenarias internas e externas, e pintura geral interna nas paredes, portas e janelas. "O portão de madeira está com estrutura danificada nos pontos de apoio das dobradiças. Sendo assim, a proposta é refazer essa estrutura com a recomposição da peça estrutural e reparar as ferragens para que o portão seja alinhado e aprumado", completa Marcos Torres. 

A previsão de conclusão das obras, dependendo das condições climáticas, é de três meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h23 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes