A falta de experiência e de capacitação são critérios que, muitas vezes, não favorecem a conquista do primeiro emprego. Buscando formas de facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho, a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), capacitará, ao todo, 150 adolescentes de comunidades carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nesta semana, doze jovens da primeira turma do curso de Montagem e Manutenção de Celulares finalizam a primeira turma de capacitação, que teve duração de dez dias e foi realizada na escola de qualificação profissional Treinar Minas.
O projeto de Qualificação e Empreendedorismo de Jovens Atendidos pelos Programas da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade é financiado com recursos de emenda parlamentar.
A subsecretária de Prevenção a Criminalidade, Andreza Gomes Meneghin, destaca a importância de iniciativas como essa para o futuro. “Os cursos profissionalizantes são uma grande oportunidade para que esses jovens enxerguem outras possibilidades de vida. Dessa forma, a capacitação pode contribuir nas escolhas deles. Esse tem sido um foco da política de prevenção, disponibilizar cursos, capacitações e mais oportunidades para essa juventude trilhar outros caminhos”.
Formação
Os jovens e adolescentes que participam do projeto são atendidos e acompanhados por um dos cinco programas da Supec, são eles: Fica Vivo!, Se Liga, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).
Além da capacitação, os participantes recebem auxílio transporte para que possam frequentar as aulas e vale alimentação.
Os alunos desta primeira turma são moradores de comunidades de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.
Oportunidade
Para Jackson Pereira Carvalho, 17 anos, atendido pela Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Morro Alto, em Vespasiano, o curso é uma chance de conseguir uma profissão e de ampliar seus aprendizados.
“Estou gostando muito das aulas. É sempre bom aprender mais, conhecimento nunca é demais. E hoje em dia a manutenção de celulares é algo que todo mundo precisa. Pretendo continuar a consertar os aparelhos, seja começando por conta própria ou conseguindo um emprego em alguma loja. Considero muito bom o aprendizado e a oportunidade, que abre com novas possibilidades de trabalho para mim”, conta Jackson Carvalho.
Cursos
Os outros cursos a serem ministrados serão: barbearia e barboterapia, depilação, manicure e pedicure, garçom, padeiro e salgadeiro. As próximas turmas iniciarão as aulas ainda no primeiro semestre de 2022.

Obras Prefeitura de Sete Lagoas entra na reta final da duplicação da ponte do Sítio da Abadia
Morte na estrada Homem morre atropelado na BR-040 próximo ao Posto Gaúcho; vítima ainda não foi identificada
Acidente Carro capota e duas pessoas ficam feridas após bater em poste na AMG-0105, em Funilândia
Clima INMET alerta para chuvas fortes em Sete Lagoas
Acidente Motorista invade pista contrária e colisão deixa um morto na MG-424 em Pedro Leopoldo
Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Inclusão Nova lei municipal assegura acesso gratuito a pessoas com TEA em eventos esportivos
Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET Mín. 19° Máx. 25°
