
O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (30), que o salário mínimo será de R$ 1212 em 2022. O governo deve publicar, nesta sexta-feira (31), uma Medida Provisória estipulando o novo valor, que representa um aumento de R$ 112 reais em relação ao piso de 2021, que era de R$ 1100. A medida vale a partir de sábado, 1º de janeiro.
Este será o terceiro ano consecutivo em que não haverá ganho real do salário mínimo. O novo valor foi definido com base na correção da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente a 2021. Também foi feita a recomposição de um valor residual deste ano.
A última previsão para o INPC, considerada pelo Congresso no dia 21 de dezembro, é de uma inflação acumulada de 10,18% para 2021.
De acordo com cálculos do governo federal, o aumento do salário mínimo também gera custos extras para a máquina pública. A cada R$ 1 de reajuste, é criada uma despesa de R$ 365 milhões.
Informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também apontam que o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de trabalhadores no país. Desses, 24 milhões são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sete Lagoas Segunda parcela do 13º salário será antecipada em 2026
Sete Lagoas Prazo para renegociação de dívidas de trabalhadores informais é prorrogado até 26 de outubro
Sete Lagoas Termina neste domingo (31) o prazo para a entrega da Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referente ao ano-calendário de 2025. Mín. 21° Máx. 32°



