
A capital mineira receberá promotores de eventos de todo o Brasil na próxima semana. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, terça e quarta-feira, o Centro de Convenções Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais) sediará oCongresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, uma realização da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, que tem como objetivo reunir profissionais do setor para a troca de ideias e networking, além de fomentar negócios.
O evento é voltado basicamente para promotores e produtores de eventos, gestores de teatros e casas de shows, alunos de cursos de eventos, secretários de cultura e turismo, staff dessas secretarias, empresas patrocinadoras e outros agentes da cadeia de eventos.
Além de ser uma ótima oportunidade para obter mais capacitação e entender um pouco mais sobre a cadeia produtiva do setor de eventos, é também uma chance de aumentar o networking, conhecer produtores/promotores de eventos de várias regiões do Brasil, fornecedores dos mais variados serviços, contratantes, secretários de cultura e turismo e outros.
No Brasil, um dos segmentos mais importantes na construção do PIB brasileiro e fonte geradora permanente de empregos, fixos e temporários, são os eventos no Brasil. A atividade exige a cada dia mais uma maior profissionalização por parte das empresas e dos promotores/produtores de ventos, na condução das suas iniciativas. O congresso contará com painéis que abordarão etapas importantes da produção dos eventos.
Programação:
07 de fevereiro – Terça-feira
11h – Credenciamento
13h - Abertura Oficial do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos com
Ângelo Oswaldo – Secretário de Estado de Cultura do Estado de Minas Gerais
Felipe Attie - Deputado Estadual
Leó Burgues - Vereador
Antonio Carlos Andrada – Presidente da Associação Mineira dos Municipios
Leonidas Jose de Oliveira – Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Aluizer Malab – Presidente da Belotur
14h - Gestão de Espaços para Eventos
Carlos Konrath – Presidente da Opus Promoções – Administrador dos Teatros: Araujo Viana e Bourbom Country Porto Alegre – Teatro Riachuelo Natal – Teatro Bradesco Rio e São Paulo – Teatro RioMar – Recife e Fortaleza
Doreni Caramori Junior – empresário, diretor executivo do Grupo ALL de entretenimento, que é proprietário de 11 venues entre elas o completo Music Park de Florianópolis e Balneário Camboriu, a Posh e o Café de la Musique de Florianópolis.
Wanderleia Magalhaes Azevedo – Diretora do Teatro Bradesco – BH, foi diretora e responsável pela implementação do Chevrolet Hall BH.
15h15 – Eventos – Indústria criativa.
Sergio Sá Leitão – Ex-Chefe de Gabinete do Ministro da Cultura Gilberto Gil, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Presidente da Rio Filme, repórter, colunista editor dos jornais Folha de São Paulo/Jornal do Brasil e atual diretor da produtora Escarlate e Cine Odeon.
Descrição: Os impactos na economia quando da realização de eventos, gerando mais empregos, provocando distribuição de renda, potencializando mudança de comportamento nas cidades, melhorando a qualidade de vida e estimulando o crescimento sustentável e inclusivo.
16h30 – Patrocínios e financiamento público da cultura - benefícios e dificuldades.
Fábio De Sá Cesnik – Advogado da Cesnik Quintino & Salinas, especialista em políticas de financiamento cultural. Autor do livro: Guia de Incentivo à Cultura (Saraiva 2002). Descrição: Quais as bases que vão impactar e convencer os patrocinadores a serem parceiros dos projetos, incentivados ou não? Como as marcas definem suas áreas de atuação. Para que servem as leis e quem elas devem beneficiar? A visão de quem recebe e gere seus projetos com recursos das leis.
08 de fevereiro – Quarta-feira
09h30 – ECAD – Por um novo relacionamento
Carlos Alberto Xaulim – Diretor da Cadoro Eventos – Presidente da Abrape
Descrição: Como estabelecer um diálogo harmonioso, positivo e eficiente, onde usuários entendam que é necessário o pagamento dos direitos autorais e que o ECAD conscientize que precisa ter critérios objetivos na cobrança das taxas. É necessário um novo pacto, que no mínimo estabeleça uma diminuição da judicialização entre as partes.
10h45 – Planejamento Tributário – Uma visão da Legalidade.
Daniel Moraes de Miranda Farias- Advogado, graduado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 2003 e especializado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET- PUC), atuante nas áreas de Direito Tributário, Cível Empresarial, Autoral e Entretenimento (show business). Advogado da Plan Music, Luan Promoções, Classic Hall, Wesley Safadão, Banda Calypso entre outros.
Descrição: A importância da exigência de nota fiscal de todos os atores envolvidos no evento e a escolha do melhor regime: lucro real, lucro presumido, micro empresa ou MEI.
14h – Liberações – A importância da legalidade e das prevenções
Joao Wellington Esteves – Diretor da João Wellington Promoções – Realizador do Festival Brasil Sertanejo – Mineirão – BH
Rodrigo Arges – Advogado, um dos maiores especialistas em direito do entretenimento, tendo como clientes: Nó de Rosa, Artbhz, João Wellington, Malab Produções, Nenety Eventos e outros
Descrição: Os problemas e as soluções! Necessidade de se ter uma norma padrão, que defina todas as regras de maneira simples, clara e objetiva, facilitando a elaboração dos projetos, aprovação, montagem, fiscalização e operação. Quem tem atribuição para aprovar e fiscalizar?
15h15 – Meia Entrada – Benefício ou privilégio?
Lúcio Oliveira – Diretor da Artbhz Produtora – BH – Diretor de Assuntos Legais da Abrape
Descrição: Na prática o que diz a nova Lei da Meia Entrada? Suas contradições e conflitos. Incentivo ou ingerência? Benefício ou privilégio? Camarotes, áreas vip e espaço open bar tem meia entrada?
16h – Relações trabalhistas – Exigências e Providências
Leandro Alves de Almeida - Advogado da FecomercioSP. Pós Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC SP, Direito Previdenciário pela INESP. Integrante da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo
Descrição: Encaixe nas categorias sindicais. Piso salarial. Rescisões. Como fazer e como conduzir.
16h45 – Festivais e grandes eventos
Hussein Genha Junior – Presidente Os Independentes – Barretos – SP.
Manoel Poladian – Referência em produção de eventos. Um dos mais antigos e importantes produtores de eventos do Brasil. Responsável pela agenda de artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethania, Gilberto Gil, RPM, Jorge Ben Jor, Rita Lee e outros.
Descrição: A filosofia, conceito, construção e todas as fases da construção e operação dos grandes eventos, realizados no Brasil. As partes invisíveis dessa construção.
18h – Tecnologia – Ferramenta para gerar mais negócios.
Rodrigo Cartacho – Cofundador da Sympla, ganhador do prêmio de melhor startup no Spark Awards 2015 e que em apenas 4 anos se transformou na maior plataforma de venda de tickets e gestão de eventos do Brasil.
Leo Dias: Subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – MG – Ex-presidente da Abrape e sócio da DM Promoções.
Descrição: Quais as principais estratégias para gerar negócios com o Marketing Digital?
Sobre a ABRAPE
A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, é uma entidade nacional fundada em Brasília em 1992 e que tem por objetivo representar as empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, preservar seus interesses e direitos, e promover o desenvolvimento e a valorização do setor que é hoje um dos maiores expoentes nacionais na oferta de empregos diretos e indiretos, e na geração de renda, movimentando bilhões de reais anualmente. A sede em Belo Horizonte se deve ao fato do atual Presidente, Carlos Alberto Xaulim, estar baseado nesta cidade mas a Associação tem filiados em todo o pais sendo estes os realizadores dos maiores eventos em cada região.
Mais informações sobre a ABRAPE: www.abrape.art.br
Serviço:
Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos
Datas: 7 e 8 de fevereiro, terça e quarta-feira
Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785, Centro, Belo Horizonte, MG
Inscrições pelo Hotsite: http://acessocredenciamento.com.br/evento/congresso_promotores17/HOME
Colaboradores/sócios
R$ 150,00
Não Associado:
R$ 250,00 (dividido em 4 parcelas)
Mais informações ao público: 31 97305-5375
Assessoria de Imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – [email protected]
Bianca Crispim – [email protected]
(31) 3077 0606 | (31) 98988 7616

Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


