Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Alerta

Fiocruz confirma casos da sublinhagem BA.2 da Ômicron no Rio e em Santa Catarina

06/02/2022 às 09h51
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia
Compartilhe:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou, a partir da técnica de sequenciamento genético, dois casos da sublinhagem BA.2 da cepa Ômicron do coronavírus, nos estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, conforme divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. A informação foi dada pela Fiocruz neste sábado (5).

A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que vem atuando no mapeamento de genomas do coronavírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.

O diagnóstico inicial foi feito pelos laboratórios dos estados por meio do exame PCR-RT. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência. Segundo a Fiocruz, a nova linhagem é mais contagiosa, mas ainda não se sabe se é mais perigosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes