Sexta, 19 de Abril de 2024
19°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Ensino

Governo de Minas renova parque tecnológico das escolas estaduais

Investimento na infraestrutura tecnológica é o maior já feito pelo Estado e conta com reestruturação geral e compra de 89 mil novos equipamentos

16/02/2022 às 14h21
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do Governo de Minas
Compartilhe:

A atual gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG),  segue com a política de investimentos robustos em infraestrutura nas escolas e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Ainda no primeiro trimestre de 2022, a previsão é a de que todas as unidades da rede recebam novos computadores, entre desktops e notebooks. Estão sendo destinados R$ 413 milhões para a aquisição de 89 mil equipamentos. Este é o maior investimento da história do Estado na modernização do parque tecnológico das escolas.

Com o investimento serão substituídos todos os computadores com mais de 5 anos de utilização. As SREs e unidades administrativas irão receber 1.599 desktops e 328 notebooks. As escolas serão contempladas com 80.965 desktops e 6.931 notebooks.

As melhorias tiveram início em 2021, houve a implantação e reestruturação das redes lógicas e elétricas das unidades de ensino, com investimento de R$ 66,3 milhões, beneficiando um total de 2.226 escolas, distribuídas por todas as regiões do estado.

Na prática 

Exemplo de intervenção vem da Escola Estadual Romualdo José da Costa, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que sofria com problemas estruturais de cabeamento, falta de tomadas em pontos estratégicos e, consequentemente, com a precária conectividade da internet. O diretor Natanael Barros Pereira conta que, no espaço, existia uma verdadeira “gambiarra”.

“Foi feita uma reestruturação perfeita em todos os setores administrativos e parte do pedagógico, no laboratório de informática e na sala de vídeo. Tínhamos uma estrutura precária, cabos mal instalados, muita gambiarra, e hoje está muito bem organizado. Colocaram tubulação e realizaram mapeamento desses cabeamentos e pontos de rede”, comemora o diretor, citando a sala de informática como um dos pontos altos do projeto.

“O laboratório de informática, por exemplo, não era estruturalmente adequado para o ensino. Houve uma revitalização da sala, em que conseguimos implantar pontos em cada bancada e a organização dos computadores ficou melhor distribuída”, lembra Natanael.

Segundo o diretor de infraestrutura tecnológica da SEE-MG, Adilson Silva, 2.226 escolas foram contempladas com recursos em 2021 e, no momento, a visualização de dados de performance e os resultados desse desempenho (dashboard de acompanhamento) está em andamento. Ainda segundo ele, a expectativa é a de que todas as escolas estaduais sejam contempladas neste ano.

O processo de reestruturação das redes lógica e elétrica das escolas tem o objetivo de garantir a conectividade efetiva dos computadores, organização, estabilidade e segurança das instalações e equipamentos.

O diretor de infraestrutura tecnológica conta que foi necessário, levando em consideração a particularidade de cada escola, substituir, reformar ou ampliar toda parte lógica e elétrica, como a troca de dutos, cabos de rede, racks, switch e circuitos elétricos, entre outros.

Segundo Adilson, o resultado foi uma organização dos laboratórios de informática e dos setores administrativos das escolas mais adequadas, além da promoção de uma maior durabilidade dos aparelhos de informática e melhor acesso à conectividade.

“O projeto promoveu a inclusão digital em localidades em que a internet chegava de maneira precária, além de proporcionar ao educador mais condições no exercício de sua profissão. A utilização da internet na educação de nossas crianças e jovens atualmente é uma ferramenta imprescindível”, ressalta Adilson Silva.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes