Sexta, 19 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Documento

Governo lança documento de identidade que unifica RG e CPF em todo o país

24/02/2022 às 10h36
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

A partir de 1º de março, os cidadãos brasileiros não precisarão mais decorar dois números diferentes de CPF e RG. Isso porque o governo federal anunciou, nesta quarta-feira (23), a criação da carteira nacional de identidade unificada. O novo RG usará o número do CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) como identificação única dos cidadãos.

A emissão do novo formato do documento também será gratuita e os institutos de identificação terão até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança. Segundo o governo, os documentos ainda serão emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão.

Assim, ao receberem o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o gov.br. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos também poderão acessar a nova identidade no formato digital. 

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, destacou o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Segurança

Com a mudança, o governo almeja uma maior segurança, uma vez que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ressaltou que, no sistema atual, uma pessoa poderia ter até 27 documentos emitidos com números diferentes, o que facilitava as fraudes.

“A gente avança para um novo tempo de controle, de seriedade e de tranquilidade da população brasileira”, afirmou. Com a mudança, caso um cidadão emita nova carteira nacional de identidade em uma unidade da federação diferente, o documento já vai contar como segunda via, uma vez que estará vinculado ao número do CPF.

Caso a pessoa que solicita a identidade não tenha ainda o CPF, o órgão de identificação local faz de imediato a inscrição dela, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Validade

Quando estiver disponível, o novo RG terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado. 

O governo também destacou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes. 

Com Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h10 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes