O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida em Minas Gerais pela Presidência da República. O petista tem 44% das intenções de voto entre os eleitores do Estado, mais que a soma de todos os outros candidatos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 23%, segundo pesquisa do Instituto Ver encomendada pela Rádio Itatiaia.
É a primeira vez que a Itatiaia divulga pesquisa de intenção de voto e, com isso, é dado início à cobertura das eleições de 2022, tendo ainda pela frente um calendário de pesquisas ao longo do ano. Nessa quinta-feira, foi publicada intenções de voto para governador (veja aqui) e senador (clique aqui).
Sérgio Moro (Pode) aparece em terceiro com 5% das intenções, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 4%. O deputado André Janones (Avante) tem 2%.
João Doria (PSDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) têm 1% cada. Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram.
Os entrevistados que disseram não saber ou que não responderam totalizam 10%. Aqueles que disseram votar em branco, nulo ou em ninguém somam 9%.
Pesquisa estimulada para presidente em Minas Gerais
Lula (PT) - 44%
Bolsonaro (PL) - 23%
Sergio Moro (Podemos) - 5%
Ciro Gomes (PDT) - 4%
André Janones (Avante) - 2%
João Doria (PSDB) - 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%
Simone Tebet (MDB) - 0%
Felipe d'Ávila (Novo) - 0%
Ninguém / Branco / Nulo - 9%
Não sabe / Não respondeu - 10%
Mais dados
O ex-presidente Lula aparece à frente de Bolsonaro em dez das 12 regiões pesquisadas. Os dois empatam nas outras duas.
Lula lidera em todas as faixas etárias e entre homens e mulheres. O ex-presidente também aparece à frente entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos e na faixa de renda de dois a cinco salários, enquanto Bolsonaro é o primeiro entre os que ganham acima de 5.
O atual presidente também aparece à frente entre os mais escolarizados, enquanto Lula lidera entre aqueles com até o ensino fundamental completo e também na categoria até fundamental completo.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os candidatos, Lula aparece com 32% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 19%.
Ciro Gomes e Sergio Moro aparecem com 2% e 1%, respectivamente. Os votos em branco e nulo ou em ninguém são 5%. Não sabe e não respondeu são 39% dos entrevistados.
A pesquisa ouviu 3.000 pessoas entre 19 e 21 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-01859 / 2022.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


