Quarta, 24 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Telegram

Ministro do STF Alexandre de Moraes determina o bloqueio do Telegram no Brasil

19/03/2022 às 09h43
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (18) a proibição do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram em todo o país. A decisão foi tomada após um pedido da Polícia Federal, já que a plataforma não suspendeu perfis disseminadores de notícias falsas, como havia sido determinado pela Justiça.

Ainda em fase de cumprimento, as operadores de telecomunicações estão sendo notificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e devem estabelecer condutas que inviabilizem o uso do aplicativo. Em fevereiro, Moraes havia determinado que o aplicativo de mensagens fizesse o bloqueio de perfis acusados de disseminar desinformação, no entanto, o STF não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo.

Neste mês, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, encaminhou um novo ofício ao diretor-executivo do aplicativo Telegram, Pavel Durov. A carta solicitava a colaboração do serviço de mensagens no Programa Permanente de Enfrentamento à Desiformação, que tem o objetivo de mitigar os efeitos nocivos das fake news durante as eleições e à Justiça Eleitoral (veja aqui).

Em caso de descumprimento será aplicada multa diária de R$ 100 mil. O Telegram ainda não se pronunciou publicamente a respeito da decisão.

As autoridades temem que o Telegram seja palco para a desinformação no país por não buscar implementar meios de barrar a disseminação de informações sabidamente inverídicas. No aplicativo, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas, que recebem mensagens simultaneamente. O principal concorrente, o WhatsApp, por exemplo, permite grupos de apenas 300 pessoas.

Com Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h20 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes