No atual cenário, em que a produção de alimentos seguros é cada vez mais valorizada, a Embrapa lança seu primeiro curso on-line sobre Controle Biológico. A capacitação tem enfoque no manejo de lagartas com bioinseticidas.
Os inseticidas biológicos reduzem a exposição dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente a resíduos químicos. Para garantir os benefícios e a eficácia dos biodefensivos, é preciso que técnicos e produtores conheçam o funcionamento do Controle Biológico e façam o uso adequado da tecnologia.
As pessoas precisam saber identificar os insetos considerados pragas, que causam danos às lavouras, e seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos ou microrganismos, como vírus e bactérias. “Para usufruir bem da ação dos agentes benéficos no campo é importante reconhecê-los”, ressalta a pesquisadora Simone Mendes, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).
Também é fundamental que os trabalhadores, ao utilizarem biodefensivos, façam o manejo adequado da tecnologia para garantir sua eficácia. Essa é a proposta da capacitação “Controle Biológico: enfoque em manejo de lagartas com bioinseticidas”.
O curso tem o objetivo de capacitar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, profissionais da área de Ciências Agrárias e demais interessados a identificar estratégias para controle biológico dos principais lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção com uso de bioinseticidas. Conforme explica Simone Mendes, há insetos lepidópteros que têm causado grandes problemas em lavouras de milho, de soja e outras. “Por muito tempo, se tentou fazer o controle de lagartas de forma isolada. Hoje, sabemos que é preciso fazer esse manejo considerando o controle biológico e o sistema de produção como um todo”, reforça a pesquisadora.
A capacitação está estruturada em quatro módulos:
- Controle Biológico de pragas: conceito e tipos;
- Identificação de lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção;
- Estratégias e ferramentas para monitoramento de lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção com foco em Controle Biológico;
- Controle de lagartas de sistemas intensificados de produção utilizando bioinseticidas.
O curso foi produzido por profissionais da Embrapa Milho e Sorgo que, há décadas, desenvolvem pesquisas na área de Controle Biológico e têm vasto conhecimento consolidado sobre uso de organismos vivos para combater população de determinadas pragas, tornando-as menos abundantes ou menos danosas a culturas agrícolas.
Nos últimos anos, a Unidade da Embrapa tem ampliado o leque de produtos para controle das principais pragas de milho e de sorgo e que também atacam outras culturas, como soja, sorgo, algodão e hortaliças. Foram desenvolvidos produtos eficazes para controle de lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e Helicoverpa armigera.
A capacitação “Controle Biológico: enfoque em manejo de lagartas com bioinseticidas” é gratuita, totalmente on-line e autoinstrucional. Dessa forma, permite que o aluno siga seu próprio ritmo e oferece flexibilidade nos estudos. Os participantes terão acesso a videoaulas com os pesquisadores Fernando Hercos Valicente, Ivênio Rubens de Oliveira e Simone Martins Mendes. As informações completas e inscrições estão disponíveis na vitrine de capacitações on-line da Embrapa e diretamente no link: https://www.embrapa.br/web/portal/e-campo/controle-biologico-enfoque-em-manejo-de-lagartas-com-bioinseticidas

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


