
Capacitar servidoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência social (CREAS) sobre os benefícios de se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI). Esse foi o objetivo de uma capacitação realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com o Sebrae e o Sicoob Credisete, na manhã da última sexta-feira, 6 de maio.
O auditório do Sicoob Credisete recebeu a palestra "O MEI como oportunidade de geração de renda e inclusão socioeconômica", proferida pelo Sebrae, a mais de 40 servidoras da Assistência Social do Município que, agora, serão replicadoras desses conhecimentos junto às comunidades em que atuam durante os atendimentos e eventos internos. "Queremos trabalhar o empoderamento dessas famílias, para que tenham mais autonomia financeira, um direcionamento para saírem da situação de vulnerabilidade social", afirma a agente de desenvolvimento e coordenadora do CRAS III, Jaqueline Florenzano.
A também agente de Desenvolvimento e gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Claudia Elane, falou ainda da importância do CRAS como parte desde processo de inclusão no mercado formal, principalmente nos bairros. "São muito trabalhadores e trabalhadoras informais que poderiam ampliar seus trabalhos e aumentar suas rendas se formalizando", justificou. "Ficamos felizes com a oportunidade de trazer informação e conhecimento para agregar no ecossistema financeiro da nossa cidade e região", completou Adriana Teixeira, Gerente de Negócios do Sicoob Credisete.
A capacitação ficou a cargo da assistente do Sebrae Minas local, Renata Castro. "O objetivo foi informar e capacitar os servidores dos Centros de Referência e Assistência Social de Sete Lagoas sobre o perfil empresarial MEI como oportunidade de geração de renda e inclusão socioeconômica para a população em geral. Juntos, SEBRAE e CRAS, pensam no empreendedorismo de necessidade como possibilidade de transformar vidas. Se unem para estimular famílias e população de alta vulnerabilidade a procurarem alternativas diante das aptidões de cada um, pensando nas possibilidades de melhorar a vida de suas famílias e, consequentemente, de seu entorno", afirmou.
Para o secretário adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Kelwis, a capacitação é muito importante, pois, as assistentes sociais estão no dia a dia das famílias e podem identificar a capacidade de empreender e deixar a situação de vulnerabilidade, direcionando esses empreendedores ao Sebrae e à Sala Mineira do Empreendedor, mantida pela Prefeitura, para buscar informações e, se for o caso, se formalizar como MEI. "Sete Lagoas é uma cidade empreendedora e a administração Duilio de Castro busca essas parcerias, com o Sebrae, Sicoob e outras dos setores públicos e privados para promovermos juntos o desenvolvimento econômico e social do nosso município", completou.
Benefícios do MEI
Ao se formalizar como MEI e estar em dia com as pendências, o trabalhador passa a ter direito a vários benefícios para si e seus familiares: aposentadoria por idade ou invalidez; Afastamento remunerado por problemas de saúde (auxílio-doença); salário-maternidade; cobertura da Previdência Social estendida à família; para a família: auxílio-reclusão; para a família: pensão por morte; pode negociar com órgãos públicos; emissão de Nota Fiscal; apoio técnico e suporte do Sebrae; entre outros.
Contatos
O Sebrae fica na Praça Barão do Rio Branco, 170 / 7º andar, Centro, Sete Lagoas. Telefone: (31) 3773-5757
A Sala Mineira do Empreendedor fica na R. Plácido de Castro, 131 - Centro, Sete Lagoas. Telefone: (31) 3776-7940

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 17° Máx. 26°


