Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Frio

Prefeitura amplia abordagens e garante acolhimento humanizado de população em situação de rua

Campanha do Agasalho arrecada cobertores e roupas de frios; doações devem ser feitas na Assistência Social

23/05/2022 às 10h33
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Prefeitura amplia abordagens e garante acolhimento humanizado de população em situação de rua

Com a chegada de uma frente fria à região Sudeste do país, os termômetros têm registrado temperaturas bastante baixas nos últimos dias. Em Sete Lagoas, não é diferente e quem mais sofre com o frio é a população em situação de rua. Pensando nisso um coletivo de mulheres da cidade propôs o uso do ginásio Márcio Paulino para receber essas pessoas. No entanto, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos esclarece que, no momento, não há essa necessidade, já que a Prefeitura vem investindo na ampliação dos serviços de abordagem e acolhimento dessa população.

"Nesse espaço temos o serviço da Casa de Passagem e o acolhimento institucional do Projeto Acolher. Temos 25 vagas disponíveis na Casa de Passagem e essa vagas são ampliadas em períodos de muito frio ou de chuvas, então, hoje são 32 vagas com 28 sendo usadas. Já no Acolher são 50 vagas, das quais 35 estão ocupadas. Então, essa informação de que o Acolher encontra-se lotado não procede", reforça o coordenador do Projeto Acolher, Leonardo Gomes Silva.

visita_acolher

Prefeito Duílio de Castro, Leonardo Gomes, coordenador do Projeto Acolher, e Luciene Chaves, secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Com a ampliação de mais acomodações, tanto no Projeto Acolher quanto na Casa de Acolhimento, atualmente os equipamentos contam com 75% das vagas ocupadas. No local, os cidadãos em situação de vulnerabilidade são acolhidos com banho, produtos de higiene, cinco refeições diárias e quartos com camas e cobertores, além de sessão de cinema, oficinas, atendimentos de saúde e psicológico, sempre com um acolhimento humanizado e de respeito. Já o Centro Pop, na região central da cidade, também realiza abordagens e acolhimento dessa população.

 

De acordo com a secretária Luciene Chaves, as abordagens na rua são ampliadas nesse período. "Todas as pessoas em situação de rua em Sete Lagoas têm a escolha de querer ir para o acolhimento na Casa de Passagem, onde vão para ter sua higiene, alimentação e dormir, ou no Projeto Acolher, com um atendimento mais institucionalizado. Já no Centro Pop, além das abordagens diurnas e noturnas, também é servido um café da manhã e distribuídos materiais de higiene, agasalhos e cobertores", lembra a secretária.

O prefeito Duílio de Castro fez questão de conferir as instalações do Projeto Acolher, no início da tarde desta sexta-feira, 20. "Nós recebemos algumas solicitações de liberação do Ginásio Coberto para acolher essas pessoas. Agradecemos essa preocupação, mas temos o Acolher, com atendimento humanizado, com estrutura para atender com cidadania, o que não é possível no ginásio. Estamos preparados para atender da melhor forma possível essa população", lembrou o prefeito. "Quem conhecer alguma pessoa em situação de rua ou de vulnerabilidade social, pode ligar na Assistência Social que estamos prontos para atender", completou.

Campanha do Agasalho 2022

Duílio de Castro aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar da Campanha do Agasalho 2022. "Roupas e cobertores podem ser doados diretamente na Assistência Social, na rua Quintino Bocaiúva, 618. Com certeza servirá para muitas pessoas que estão necessitando. Agradeço também a todos os funcionários da Secretaria que estão imbuídos nessa questão", disse o prefeito.

Gratidão

Quem comprova o bom atendimento do Projeto Acolher é Joelma Costa Moura, há dois anos frequentadora do equipamento. "Eu mesma que fui usuária de drogas por 35 anos, estou aqui há dois anos e desde então não usei mais drogas. Eu soube aproveitar a oportunidade que me foi oferecida. Temos cinco alimentações diárias, médico, enfermeira, acompanhamento psicológico, quartos limpos, somos muito bem acolhidos e cuidados. É um bom lugar para quem quer se tratar", afirma Joelma. 

Emocionada, Joelma diz que o sentimento é de gratidão após ter sua vida mudada com o acolhimento. "Estar no Acolher, eu sinto amor, humanidade. Eu achava que não valia nada. Todo mundo acha que a gente não tem jeito, até a gente passa a achar isso. Mas eu tenho jeito, todo mundo tem. Basta querer. E o Acolher tá aí, me ajudando a levantar mais uma vez, graças a Deus".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes