Sexta, 26 de Abril de 2024
22°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Saúde do Trabalhador

Cerest de Sete Lagoas tem ótima avaliação por ações que promovem a saúde do trabalhador

24/05/2022 às 14h31 Atualizada em 24/05/2022 às 14h38
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Equipe do Cerest comemora o importante resultado conquistado
Equipe do Cerest comemora o importante resultado conquistado

Novamente o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque em avaliação nacional que leva em consideração indicadores relacionados às ações de Vigilância, Assistência e Educação Permanente em saúde do trabalhador de instituições públicas e também que atua na iniciativa privada. A unidade é responsável por 35 municípios.

Em setembro do ano passado, a unidade obteve bons resultados no monitoramento do Plano Nacional de Saúde (2020-2023), instrumento balizador para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas e programas do Ministério da Saúde. No primeiro ciclo de 2021, entre 178 unidades municipais e regionais monitoradas, o Cerest local ficou entre as 27 a alcançarem pontuação equivalente à atuação satisfatória.

O Cerest tem como foco as doenças ocupacionais, a prevenção e a promoção do bem-estar dos profissionais de qualquer área de atuação. As ações foram destaque em nota pelo desempenho no Qualifica Cerest, que é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas por unidades de todo o país criado em 2020 pela Coordenação Geral do Trabalhador (CGSAT) ligado ao Ministério da Saúde, composto por indicadores relacionados às ações de Vigilância.

“Trabalhamos com ações voltadas ao trabalhador com doenças e agravos relacionadas à saúde. Também atuamos na vigilância em ambientes e processos de trabalho. Somos avaliados em todo quadrimestre e, na última avaliação, obtivemos 164 pontos em 165 possíveis”, explica Alessandra Vilas Boas, enfermeira coordenadora do Cerest.

O Cerest também investiga as condições do ambiente e dos processos de trabalho, desempenha funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência. O atendimento é para o mercado formal e informal, mas a porta de entrada são outras unidades do sistema. “As pessoas chegam encaminhadas pelas unidades da Atenção Primária (ESFs ou Centro de Saúde) ou pela UPA”, esclarece Alessandra Vilas Boas.

A avaliação altamente positiva é um evidente indicativo de que a saúde pública municipal está no caminho certo. Com uma estrutura abrangente em todos os níveis, o sistema garante assistência SUS de alta qualidade. “Disponibilizamos uma estrutura completa para atendimento ao cidadão. Temos aproximadamente 60 unidades da atenção básica, uma rede forte de atenção secundária e na urgência e emergência. O Cerest é outra organização importante e ficamos muito felizes com deste desempenho. Isso representa seriedade, competência e, por isso, parabenizamos os profissionais envolvidos”, comentou Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Os municípios atendidos pelo Cerest fazem parte das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo, totalizando 35 cidades: Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Cedro do Abaeté, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Fortuna de Minas, Funilândia, Felixlândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito e Três Marias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes