
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Educação no Trânsito da Seltrans - realiza nesta quarta-feira, 29, mais uma blitz educativa com o mesmo tema do ano passado: Fique Antenado. O evento fará a abertura da campanha "Corte Essa Ideia" e tem como objetivo de conscientizar a população da importância de uso dos equipamentos de proteção e segurança, bem como dos riscos envolvidos na utilização da linha chilena e cerol em pipas. A ação será de 09h às 11h, na Praça do CAT, onde serão distribuídas cartilhas com várias recomendações.
J. Silva é supervisor da GCM e também responsável pela campanha e fala da importância da ação. "A blitz educativa faz parte da campanha de combate ao uso de linha chilena e cerol. Nosso objetivo é conscientizar os motociclistas quanto à importância do uso das antenas corta-pipa e de outros equipamentos de proteção, a fim de evitar se tornarem vítimas de acidentes com as linhas cortantes", afirma.
Silva destaca ainda que, devido aos fortes ventos comuns no período, cresce o número de pessoas que soltam pipas e papagaios, incluindo até adultos. "Porém, o que era pra ser uma diversão, acaba se transformando em risco de acidentes, pois apesar da proibição, muitos insistem em usar as linhas cortantes durante a prática", lamenta o supervisor. Neste ano já foram feitas algumas apreensões de linhas e, com o início da campanha, serão intensificadas as operações de fiscalização. Denúncias podem ser feitas pelo telefone da GCM: 153. Confira abaixo algumas dicas:
O que é cerol:
O cerol é uma mistura de vidro moído com cola que é usada na linha da pipa, tornando-a altamente cortante, o que representa perigo para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando
O que é linha chilena:
Com um poder de corte quatro vezes maior que o cerol, a chamada linha chilena vem sendo também cada vez mais usada. Ela é feita industrialmente a partir da adição de pó de quartzo e óxido de alumínio, o que a deixa mais cortante e, por isso mesmo, mais perigosa nos casos de acidentes.
Materiais proibidos:
Cerol e linha chilena são proibidos por lei e quem for autuado paga multa, dobrando-se o valor pela reincidência. Quando o infrator é menor de idade, responderão os pais ou responsável legal.
Alguns dados:
- Motociclistas e ciclistas são as maiores vítimas
- Há casos frequentemente de ciclistas e motociclistas cortados por linha com cerol. Em muitos casos acontecem mutilações ou até morte. As crianças também devem ser orientadas a dar preferência para pipas sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende nos fios, ocasionando acidentes.
- Tome muito cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar de costas para observar a evolução da pipa no céu.
- Brincar próximo à rede elétrica e utilizar material que conduz eletricidade (cerol, pó de ferro, papel laminado, etc.) aumenta o risco de choque elétrico.
Tecomendações da Guarda Civil Municipal:
- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar fios.
- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques.
- Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica.
- Não solte pipas em dias de chuva ou ventos muito fortes.
- Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.
- Não jogue objetos na rede elétrica, como por exemplo, arames, cabos de aço, etc.
- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 17° Máx. 26°


