
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Adjunta de Trânsito, Transporte e Segurança (Seltrans) e Guarda Civil Municipal (GCM) - realizou nesta quarta-feira, 29, na orla da Lagoa Paulino, uma blitz educativa de conscientização sobre o risco de utilizar linhas cortantes para soltar pipa, em frente à Praça do CAT, no centro da cidade. A atividade também contou com a campanha “Fique Antenado” e ainda marcou o lançamento da campanha “Corte essa ideia!”, que ganha força nesta época do ano.
A blitz foi durante a manhã e vários motociclistas foram abordados e representantes da Motomaxx, empresa parceira da mobilização, instalou nas motos, de maneira gratuita, 150 antenas de proteção que podem salvar vidas. “De maneira educativa, estamos alertando sobre a necessidade de soltar pipas com segurança. O entretenimento das crianças é importante, mas a utilização de linhas com cerol ou da chamada linha chilena oferece risco para todos, principalmente aos motociclistas. Compartilhem essa ideia”, ressaltou o prefeito Duílio de Castro.
Levantamentos oficiais mostram um número considerado de atendimentos médicos todo ano em decorrência de acidentes com linhas cortantes. Além disso, a prática próximo à rede elétrica pode provocar danos ao fornecimento de energia à residências e empresas. “Com pediatra, alerto aos pais sobre esses grandes riscos. Crianças devem ter momentos de lazer divertidos, mas com muita segurança”, alerta o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.
Este é o terceiro ano consecutivo que as campanhas são realizadas. A atuação da Guarda Municipal atinge todas as regiões da cidade onde esta prática proibida por lei é identificada. Somente em 2020 e 2021 foram quase 200 apreensões de carretéis com o material proibido. “É um balanço considerável que evitou ocorrências trágicas. Precisamos que os pais orientem seus filhos quanto aos riscos. Existe uma lei que proíbe a comercialização e utilização que podem gerar multa”, explica Sérgio Andrade, comandante da GCM.
A operação “Corte essa ideia!” será realizada nos próximos meses. As equipes da GCM percorrem locais onde a prática de soltar pipas gera grande movimento de crianças e adolescentes. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 17° Máx. 26°


