Implante, medicamento e até peruca. Diversas são as soluções para remediar a calvície. Agora, pense o contrário: pessoas cabeludas que adotam o corte calvo. Mais especificamente, o Calvão de Cria. A ideia diferente surgiu de meninos no Sul do Brasil e, aos poucos, viraliza pelo país. Você teria coragem?
“É para pessoas com personalidade forte, porque (o corte) vai chamar atenção. É para se divertir”, conta o barbeiro Márcio Campos, de 27 anos, considerado o primeiro profissional a executar o estilo. O estabelecimento dele fica em Três Passos, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes localizada a cerca de 470 km de Porto Alegre (RS).
Morador do pequeno município, o construtor Gilberto Schneider, de 36 anos, adotou o Calvão de Cria há cerca de um mês. Ele comentou que muitos habitantes de Três Passos “se espantaram”.
“É uma novidade e, para muitos, é sem nexo. A gente não se importa. É para fazer o pessoal feliz”, contou. E ele faz sucesso também.
Morador de Contagem, na região metropolitana de BH, o mecânico Jean Gomes, de 49 anos, aceitou o convite do barbeiro Breno Morais e aderiu à novidade. Veja no vídeo acima como foi!
Márcio Campos explicou à reportagem do Super Notícia como executar o corte Calvão de Cria. “É rápido e fácil de fazer”, garante o barbeiro. De acordo com ele, primeiramente, é necessário passar a máquina a partir da área frontal e central da cabeça em direção à parte posterior, mas mantendo o cabelo nos lados. As partes laterais, por sua vez, recebem cuidado especial, com acabamento em degradê. Por fim, é importante usar um barbeador para fazer raspagem bem rente dos fios.
Outro estilo que foi lançado recentemente pelo barbeiro é a Entrada de Cria, criado no mês passado. Nele, ainda conforme Márcio Campos, o profissional deve cortar os fios com uma navalha, desenhando dois triângulos alongados nas extremidades da cabeça – simulando as “entradas” do cabelo.
Os vídeos em que o barbeiro registrou os cortes Calvão de Cria e Entrada de Cria tinham sido vistos mais de 20 milhões de vezes nas redes sociais dele em TikTok, Instagram e Facebook até o fechamento desta edição.
O corte Calvão de Cria foi executado em apenas duas das 15 barbearias de BH que a reportagem ouviu. Uma delas é a BarbePlus, no bairro Pilar, na região Oeste. O dono, que se identificou apenas como David, fez o corte três vezes.
Situação parecida relatou Rafa Bruna, dona de salão de mesmo nome no Madre Gertrudes, na mesma região. “(O corte) ainda não é conhecido por aqui”, declarou.
O barbeiro Breno Morais, da J. Nazaré Barbearia, em Contagem, na região metropolitana, sugeriu uma explicação: “É para pessoas divertidas, que não têm vergonha”.
VEJA O VÍDEO!
Mín. 14° Máx. 23°