Quinta, 25 de Abril de 2024
20°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Economia Combustível

Veja orientações para economizar com combustível e transporte

Educador Financeiro, Reinaldo Domingos, fala como reavaliar os gastos com transporte

06/07/2022 às 11h44
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com DSOP Educação Financeira
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A inflação já vem impactando a vida dos brasileiros e um dos principais vilões é o combustível e transporte. Os preços estão altos e mesmo com tentativas do Governo Federal em reduzir os impactos, a situação é complicada para as finanças da população. Lembrando que, além dos combustíveis, os valores dos veículos passaram por expressivas altas recentemente e também os custos de peças e manutenção.

 

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, faz um alerta sobre os riscos para as finanças. “Os gastos com combustíveis devem ser avaliados, precisando repensar o uso dos veículos. Repense o uso do carro em determinadas situações, já que nem sempre é preciso fazer tudo com ele. Otimize as viagens, pegando ou oferecendo carona e fazendo rodízios com colegas de trabalho e amigos”, orienta Domingos.

 

Custo mensal de 3% do valor total

 

O presidente da ABEFIN ainda alerta em relação aos custos de veículos, sendo que grande parte dos consumidores pensam que os custos desses estão apenas relacionados a combustível e, quando tem, prestação do financiamento.

 

“Não olhar os gastos totais é uma armadilha, é preciso ter consciência sobre as diversas despesas envolvidas. As básicos são: prestações, seguro, combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e, até mesmo, possíveis multas”, alerta Reinaldo Domingos.

 

Análises realizadas pela ABEFIN apontam que o custo de manutenção de um veículo já quitado é, em média, de 2% do valor de compra do mesmo. Dessa, forma a manutenção de um veículo de R?30 mil, por exemplo, tem um custo de aproximadamente R?600,00 mensais.

 

“Vejo que muitos mantêm o carro apenas por status e o resultado é o endividamento ou a necessidade de devolver esse bem. Há famílias que possuem mais de um carro e deixam um deles parado na garagem, sem perceber que estão perdendo dinheiro. Outras o trocam pelo transporte público ou por Táxi ou transporte por aplicativo e obtém grande economia, sem piorar sua qualidade de vida”, avalia o presidente da ABEFIN.

 

Enfim, ter ou não ter um carro é escolha de cada um, mas é preciso levar em conta a real necessidade e a capacidade de arcar com os custos mensalmente, algo que, na maioria das vezes, não é considerado pelos compradores.

 

Economize no combustível

 

Caso a opção seja realmente ter o veículo. confira 7 orientações para economizar combustível:

 

1- Analise a necessidade de fazer tudo com o carro; realizar algumas caminhadas, além de ser saudável, pode gerar boa economia;

 

2- Alterne o uso do carro com o transporte público, assim terá diminuição no orçamento mensal no que se refere a gastos com locomoção;

 

3- Ofereça e pegue caronas com familiares, amigos e colegas de trabalho sempre que possível. Assim, além da economia, há maior sociabilização;

 

4- Dirija e utilize o veículo com consciência. Algumas ações geram maior consumo de combústivel, como manter o ar-condicionado ligado e trocar de marcha na velocidade inadequada;

 

5- Abasteça em postos de sua confiança, garantindo a qualidade da gasolina que está comprando;

 

6- Mantenha os pneus calibrados, pois se estiverem abaixo do recomendado pelo fabricante, há resistência na rolagem e o carro consume mais combustível. Isso sem contar o desgaste dos pneus, que são caros;

 

7- Mantenha o carro sempre revisado, pois um motor mal regulado pode gastar mais combustível. Assim também evita imprevistos que podem estourar as finanças.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h08 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes