Quinta, 18 de Abril de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Alerta

Brasil tem 14 medicamentos 'imprescindíveis' em falta; veja quais

Levantamento de entidades de saúde mostra que 97,4% dos profissionais de saúde relatam escassez de remédios do tipo. Dipirona lidera lista

21/07/2022 às 14h50
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Amoxicilina, antibiótico receitado para combate às infecções bacterianas das crianças, está em falta em alguns hospitais do País — Foto: Open Food Facts/reprodução
Amoxicilina, antibiótico receitado para combate às infecções bacterianas das crianças, está em falta em alguns hospitais do País — Foto: Open Food Facts/reprodução

O Brasil tem 14 “medicamentos imprescindíveis ao cuidado à saúde” em falta nos hospitais públicos e privados, indica pesquisa conduzida por seis entidades ligadas ao setor. O levantamento ouviu 883 profissionais de 25 Estados e do Distrito Federal, e 97,4% deles relataram que há escassez de ao menos um fármaco nos estoques. O problema atinge até mesmo Minas Gerais, onde a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), conforme O TEMPO tem noticiado nos últimos dias, registra desabastecimento de 51 medicações. 

"Ratificamos nossa preocupação, pois o acesso a estes medicamentos é indispensável ao processo assistencial", escrevem as entidades de saúde no documento enviado ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga. A lista também chegou a outras entidades ligadas ao governo federal, aos Estados e Municípios, assim como aos conselhos federais de Farmácia e de Medicina. 

Quem lidera a lista é um medicamento amplamente conhecido pela população. A Dipirona Sódica injetável está em falta para 61,5% dos trabalhadores de saúde consultados. O fármaco ganhou a classificação de essencial porque as outras opções disponíveis para combate à dor e à febre nem sempre alcançam os resultados esperados pelos médicos. 

Outro medicamento fundamental em falta é a Ocitocina ampola, em falta para 15,4% dos entrevistados. A escassez da medicação compromete significativamente a realização de partos no País. Outro desfalque importante é o dos contrastes radiológicos, problema para 28,1% dos ouvidos e fundamental para a realização de exames de imagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h14 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Sex 25°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes