
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio do Departamento de Patrimônio e Gestão Fundiária - iniciou nesta segunda-feira, 8 de agosto, o cadastramento de famílias para a regularização fundiária na Rua Antônio Cornélio (Distrito do Barreiro). A ação faz parte do Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana, que já contemplou inúmeros moradores de Sete Lagoas.
O programa, que é gratuito, tem como objetivo a atualização dos dados dos proprietários dos imóveis e a coleta das informações que deverão ser enviadas ao cartório de imóveis. A equipe da Prefeitura realiza a medição dos imóveis para posteriormente entregar as respectivas escrituras aos moradores. Para realizar o cadastro, os moradores da rua devem estar munidos de CPF, identidade do proprietário e comprovante de residência. Serão contemplados com a regularização da ocupação e do direito à propriedade as famílias cuja ocupação ocorreu há pelo menos cinco anos.
"A gratuidade é para aqueles que têm um único imóvel e têm renda familiar de até cinco salários mínimos. Quem não estiver dentro desses parâmetros tem que pagar o custo de emolumentos de cartório. Vamos fazer as certidões daqueles que estão ocupando lotes regulados pelo Município. Não são todos por enquanto e será de forma gradativa dentro de um cronograma para entrega de títulos aos moradores. Estamos contratando uma empresa para realizar um levantamento de toda a área do Distrito do Barreiro e todos, em breve, serão contemplados pela Regularização Fundiária", explica o coordenador de Ordenamento Urbano da Prefeitura, Jonas Felisberto Dias.
Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana
Instituído pela Lei Federal 13.465/17 e pelo Decreto 9.310/18, o processo de regularização fundiária urbana visa a incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e a titulação dos seus ocupantes, ou seja, tem o objetivo de realizar procedimentos para a posse da moradia do ocupante, por hora irregular, e, posteriormente, o registro do título de propriedade.

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 17° Máx. 26°


