
Uma distribuidora de bebidas viralizou nas redes sociais após um trocadilho envolvendo o nome de um banco, em Cariacica, região metropolitana de Vitória (ES). O “Caixaça Econômica” é inspirado, do nome às cores, na Caixa Econômica Federal, que notificou o estabelecimento.
Nos últimos dias, a fachada da distribuidora de bebidas com o nome inusitado viralizou nas redes. Dois dias após um internauta postar um vídeo mostrando a placa da loja, as imagens somaram mais de 2,5 milhões de visualizações.
Com a grande repercussão, a história chegou até o conhecimento da Caixa. Segundo o proprietário informou em entrevista para TV Gazeta, a instituição financeira notificou o bar e pediu que eles retirem referências à instituição da placa.
Caixaça econômica pic.twitter.com/EIOmsawx3M
— odesvairado (@odesvairado) July 24, 2022
“Eu tive a ideia do ‘Caixa’, associando ao logo da Caixa, e a minha esposa matou a charada falando ‘Econômica!’. Quando ela falou isso eu pensei: xeque-mate! A gente pensava num nome pra chamar a atenção da região, a gente não chegou a pensar que fosse correr o mundo como correu”, explicou o empresário Adilson Ramos entrevista à emissora capixaba.
O casal tinha antes uma loja de utensílios domésticos no local mas, como não estava indo bem, tiveram a ideia de abrir a distribuidora de bebidas. Após o nome escolhido, eles encomendaram a placa do estabelecimento. No início, a ideia não foi tão bem aceita, mas depois as coisas mudaram.
“A gente viu um menino para fazer a arte, ele não gostou muito, mas depois de pronto ele me ligou e falou que tinha ficado genial. Imprimimos e colamos. No terceiro dia, passa um rapaz e grava um vídeo e coloca nas redes sociais, e teve a repercussão que teve”, continuou Adilson.
Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a Caixa informou que “já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet”.
A instituição financeira reforça que a Caixa é “a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130”. E que “a utilização indevida de marcas constitui crime”.
“A Caixa fez uma visita para a gente e pediu pra desvincular o ‘X’ dela, para tirar a ideia de Caixa Econômica. Nós mexemos na logo e substituímos o ‘X’ pelo ‘CH’. Vai continuar se chamando Cachaça Econômica, mas nada que lembre a Caixa Econômica Federal”, completou o empresário.
“A CAIXA informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet.
A CAIXA é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130.
O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa.”

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 17° Máx. 26°


