
O Ibama realiza, desde segunda-feira (22), uma operação de fiscalização em criadores amadores de pássaros em todo território mineiro. Até esta quinta (25), a "Operação Falsários II” já emitiu 22 autos de infração, uma notificação e mais de R$ 75 mil em multas.
Ao menos 90 pássaros foram apreendidos (retidos com o criador), 68 recolhidos pelo Ibama e dois soltos na natureza. Ao todo, 20 criadores foram embargados, nas seguintes cidades:
De acordo com o Ibama, o objetivo da operação é fiscalizar os criadores amadores de pássaros suspeitos de fraude no uso de anilhas – instrumento de identificação das aves. A declaração falsa de nascimento no sistema de registro possibilita o “esquentamento” de animal capturado da natureza com o anilhamento por anel de identificação falso, possuindo a mesma descrição daquele ainda em posse do instituto.
A operação tem apoio do Instituto Estadual de Florestas, do Instituto Federal Sul de Minas – campus de Carmo de Minas e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Muriaé.

Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Inclusão Nova lei municipal assegura acesso gratuito a pessoas com TEA em eventos esportivos
Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Fogo Urgente: incêndio em escola de Jequitibá evacua 90 crianças e deixa duas funcionárias com queimaduras de 1º grau
Educação no trânsito Segurança em primeiro lugar: Prefeitura orienta motoristas em Pit Stop Educativo
Arte urbana Sete Lagoas aprova lei que valoriza o grafite e combate a pichação em espaços públicos
Acidente Motorista passa mal, perde controle e capota carro perto da Feirinha do Centro em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°
